Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4844
Título: | Competências tecnológicas: desafios e transformações na incorporação de tecnologias digitais na formação e prática de professores do 4° ano do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Technological competencies: challenges and transformations in the incorporation of digital technologies in the training and practice of 4th-grade elementary school teachers |
Autor(es): | Alves, Luziane Rodrigues |
Orientador: | Rodrigues, Antony Ruan |
Membro da Banca: | Rodrigues, Antony Ruan |
Membro da Banca: | Pereira, Edilene Reis |
Membro da Banca: | Costa, Jadson Silva |
Data do documento: | 2025-01-21 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A presente pesquisa mostrou que a sociedade digital trouxe novos desafios e oportunidades para a prática docente, o que exigiu dos professores adaptação a um cenário em constante mudança. Dessa forma, a problemática do estudo foi saber quais os desafios e as transformações encontrados na incorporação de tecnologias digitais, no que se refere à formação e prática de professores para que eles desenvolvam as competências digitais exigidas no atual contexto social e educativo? Contou-se como objetivo geral conhecer quais os principais desafios na incorporação de tecnologias digitais na formação e prática dos professores e as transformações que ocorrem no espaço escolar com a adoção adequada de ferramentas digitais. Como objetivos específicos, tratou-se de compreender os pressupostos teórico-metodológicos sobre as competências tecnológicas do professor na sociedade digital; identificar na formação e prática docente, os desafios e transformações na incorporação de tecnologias digitais nas propostas pedagógicas, e; descrever os resultados obtidos sobre esses desafios e transformações. Apresentou-se uma abordagem qualitativa acompanhada de dois métodos: a pesquisa bibliográfica a partir dos estudos de Bruzato (2004), Furlan (2017), Moran (2013; 2015), Laurillard (2012) entre outros e a pesquisa de campo realizada com três professores do 4º ano do ensino fundamental da Escola Militar – Unidade Integrada Presidente Medici, localizada em Pinheiro - MA. Os instrumentos foram a observação não participante direta e um questionário semiestruturado contendo quatorze perguntas fechadas. Os resultados apontaram para um cenário não muito confortável, pois entre os pesquisados faltam conhecimentos específicos sobre as tecnologias, formação continuada adequada, infraestrutura escola apropriada entre outras dificuldades que dificultam a incorporação de tecnologias no ambiente escolar. |
Resumo: | This research showed that the digital society has brought new challenges and opportunities to teaching practice, which has required teachers to adapt to a constantly changing scenario. Thus, the problem of the study was to know what are the challenges and transformations encountered in the incorporation of digital technologies, with regard to teacher training and practice so that they develop the digital skills required in the current social and educational context? The general objective was to know what are the main challenges in the incorporation of digital technologies in teacher training and practice and the transformations that occur in the school environment with the adequate adoption of digital tools. The specific objectives were to understand the theoretical and methodological assumptions about the technological skills of teachers in the digital society; to identify, in teacher training and practice, the challenges and transformations in the incorporation of digital technologies in pedagogical proposals; and; to describe the results obtained regarding these challenges and transformations. A qualitative approach was presented, accompanied by two methods: bibliographic research based on studies by Bruzato (2004), Furlan (2017), Moran (2013; 2015), Laurillard (2012) among others, and field research carried out with three 4th grade elementary school teachers at the Military School – Presidente Medici Integrated Unit, located in Pinheiro - MA. The instruments were direct non-participant observation and a semi-structured questionnaire containing fourteen closed questions. The results pointed to an uncomfortable scenario, as the respondents lack specific knowledge about technologies, adequate continuing education, appropriate school infrastructure, among other difficulties that hinder the incorporation of technologies in the school environment. |
Palavras-chave: | Competências tecnológicas Tecnologia digitais Práticas pedagógicas Formação docente Technological skills Digital technologies Pedagogical practices Teacher training |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - LUZIANE RODRIGUES ALVES - LIC. PEDAGOGIA UEMA PINHEIRO 2025.pdf | PDF A | 368.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.