Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4843
Título: | Família e escola: uma parceria necessária para o processo de inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista |
Título(s) alternativo(s): | Family and school: a necessary partnership for the inclusion process of students with Autism Spectrum Disorder. |
Autor(es): | Sodré, Jaina Cristina de Sá |
Orientador: | Holanda, Maria Lúcia de Souza |
Membro da Banca: | Holanda, Maria Lúcia de Souza |
Membro da Banca: | Conde, Iracyran de Assunção Correa |
Membro da Banca: | Martins, Ryermeson Pereira |
Data do documento: | 2025-01-23 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que requer uma abordagem educativa e emocionalmente sensível para garantir uma inclusão escolar eficaz. Este trabalho explora a importância da colaboração entre família e escola como uma estratégia fundamental para o sucesso da inclusão de alunos com TEA. Como objetivo geral buscou-se analisar a importância da colaboração entre família e escola no processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), identificando como uma parceria efetiva pode promover um ambiente educacional mais inclusivo e pode oferecer suporte adequado para o desenvolvimento acadêmico e social desses alunos. Como aporte teórico buscou-se a contribuição de autores como (Honda, (2020), Montam (2003), Cunha (2015), Menezes (2012) e outros. Para a execução da pesquisa, adotou-se a pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, tomando por base os materiais publicados, tais como: livros, revistas e artigos, periódicos, dissertações, teses, e outros disponíveis em bibliotecas virtuais: como Google Acadêmico e scielo, lilacs, e outros que jugarmos válidos como referencial teórico para a consolidação científica deste estudo. Para o corpus da pesquisa, no sentido de obter respostas às questões levantadas, foi realizado o questionário semiestruturado com cinco (5) perguntas direcionadas para os professores incluindo tutores regentes no lócus da pesquisa. O estudo foi realizado na escola que recebe o nome de Escola Municipal Concita Viegas, situada na cidade de Pinheiro/MA. Após as análises dos dados foi possível constatar que a parceria família e escola é de suma importância no processo de inclusão dos discentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tanto para desenvolvimento, como também para o processo ensino e aprendizagem dessas crianças. A pesquisa nos revelou, que a cooperação entre pais e educadores não apenas facilita a adaptação do aluno ao ambiente escolar, mas também contribui significativamente para seu desenvolvimento acadêmico e social. Uma parceria bem estabelecida entre família e escola não só apoia o aluno com TEA, mas também fortalece a comunidade escolar como um todo. Conclui-se, que uma parceria bem estabelecida entre família e escola não só apoia o aluno com TEA, mas também fortalece a comunidade escolar como um todo. Esta colaboração é essencial para criar um ambiente educacional que valorize a diversidade e promova o crescimento integral de todos os alunos. |
Resumo: | Autism Spectrum Disorder (ASD) is a condition that requires an educationally and emotionally sensitive approach to ensure effective school inclusion. This paper explores the importance of collaboration between family and school as a fundamental strategy for the successful inclusion of students with ASD. As a general objective, we sought to analyze the importance of collaboration between family and school in the process of inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD), identifying how an effective partnership can promote a more inclusive educational environment and offer adequate support for the academic and social development of these students As a theoretical contribution, we sought the contribution of authors such as (Honda, (2020), Montam (2003), Cunha (2015), Menezes (2012) and others. In order to carry out the research, we adopted bibliographical research, with a qualitative, exploratory and descriptive approach, based on published materials, such as: books, magazines and articles, journals, dissertations, theses, and others available in virtual libraries: such as Google Scholar and Scielo, Lilacs, and others that we considered valid as a theoretical reference for the scientific consolidation of this study. For the corpus of the research, in order to obtain answers to the questions raised, a semi-structured questionnaire was carried out with five (5) questions addressed to the teachers, including the tutors who were in charge of the research locus. The study was carried out at the Concita Viegas Municipal School, located in the city of Pinheiro/MA. After analyzing the data, it was possible to see that the family and school partnership is of paramount importance in the process of including students with Autism Spectrum Disorder (ASD), both for development and for the teaching and learning process of these children. The research revealed that cooperation between parents and educators not only facilitates the student's adaptation to the school environment, but also contributes significantly to their academic and social development. A well-established partnership between family and school not only supports the student with ASD, but also strengthens the school Community as a whole. In conclusion, a well-established partnership between family and school not only supports the student with ASD, but also strengthens the school community as a whole. This collaboration is essential for creating an educational environment that values diversity and promotes the integral growth of all students. |
Palavras-chave: | Transtorno do Espectro Autista(TEA) Abordagem educativa Inclusão escolar Ensino-aprendizagem Autism Spectrum Disorder (ASD) Educational approach School inclusion Ensino-aprendizagem |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - JAINA CRISTINA DE SÁ SODRÉ - LIC. PEDAGOGIA UEMA PINHEIRO 2025.pdf | PDF A | 636 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.