Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4839
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Flávia Alessandra Mendes-
dc.date.accessioned2025-05-20T12:51:26Z-
dc.date.available2025-05-20-
dc.date.available2025-05-20T12:51:26Z-
dc.date.issued2025-01-21-
dc.identifier.citationPEREIRA, Flávia Alessandra Mendes. Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: um estudo de caso com professores em uma Escola Pública do município de Pinheiro- MA. 2025. 53f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Campus Pinheiro, Universidade Estadual do Maranhão, Pinheiro - MA, 2025. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4839pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4839-
dc.description.abstractThe topic addressed is the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in a public school located in the municipality of Pinheiro, Maranhão. The case study focused on five teachers from this school and posed the research question: " What pedagogical support can the teacher have to effectively include students with ASD in classes at a public school in the city of Pinheiro-MA?" The general objective to identify the challenges faced by teachers in the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in a public school. ASD is a neurological disorder that affects communication and social interaction, making it essential for schools to be prepared to meet the specific needs of these students. Initially, a bibliographic research was conducted, guided by renowned theorists, and complemented by a case study. This aimed to identify the difficulties faced by teachers in the inclusion process, the strategies they used to deal with these students, and how the school has suportem teaching work in this context. To this end, interviews were conducted, and a questionnaire with eight questions was applied to five teachers teaching from the 1st to the 5th year of Elementary Education. The results revealed that teachers feel challenged by the inclusion of students with ASD, mainly due to the lack of specific training in the area, the absence of specific materials to work with these students, and the overcrowding of classrooms. The research concludes that the inclusion of students with ASD requires continuous teacher training, as well as school support and the provision of adequate resources. It is necessary to invest in training and experience sharing, in addition to promoting an inclusive school environment where diversity is valued and respected. This will provide better teaching and learning quality for all students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectCorpo docentept_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista(TEA)pt_BR
dc.subjectTranstorno neurológicopt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectTeaching staffpt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorder (ASD)pt_BR
dc.subjectNeurological disorderpt_BR
dc.titleInclusão de alunos com transtorno do espectro autista: um estudo de caso com professores em uma Escola Pública do município de Pinheiro- MApt_BR
dc.title.alternativeInclusion of students with autism spectrum disorder: a case study with teachers in a Public School in the municipality of Pinheiro-MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDPEREIRA, F. A. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Correia, Eanes dos Santos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9188-4336pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1453066274785413pt_BR
dc.contributor.referee1Correia, Eanes dos Santos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9188-4336pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1453066274785413pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Willdson Robson Silva do-
dc.contributor.referee2IDNASCIMENTO, W. R. S.pt_BR
dc.contributor.referee3Sousa, Alessandra Ribeiro-
dc.contributor.referee3IDSOUSA, A. R.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9447388369061406pt_BR
dc.description.resumoO tema abordado é a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma Escola Pública localizada no município de Pinheiro, estado do Maranhão. O estudo de caso teve como foco 05 professores dessa escola e tem como questão de pesquisa “Que apoio pedagógico o professor pode ter para incluir de forma efetiva estudantes com TEA nas aulas em uma escola pública da cidade de Pinheiro-Ma?” e como objetivo geral “Identificar os desafios enfrentados pelas professoras na inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma escola pública”. Sabe se que o TEA é um transtorno neurológico que afeta a comunicação e a interação social dos sujeitos, sendo fundamental que a escola esteja preparada para atender às necessidades específicas desses alunos. Inicialmente recorreu-se a pesquisa bibliográfica, onde foi delineada através de teóricos renomados, e complementada por um estudo de caso que, procurou-se identificar as dificuldades encontradas pelas professoras no processo de inclusão, as estratégias utilizadas por elas para lidar com esses estudantes e as formas como a escola tem apoiado o trabalho docente nesse contexto. Para isso, foram realizadas entrevistas e aplicação de questionário com 08 perguntas a 5 professoras do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Os resultados revelaram que as professoras se sentemdesafiadas pela inclusão de alunos comTEA, principalmente pela falta de formação específica na área, material específico para trabalhar com os estudantes, assim como a superlotação em ala de aula. A pesquisa conclui que a inclusão de alunos com TEA exige uma formação continuada dos professores, assim como o apoio da escola e a disponibilização de recursos adequados. É necessário investir em capacitação e troca de experiências, além de promover um ambiente escolar inclusivo, onde a diversidade seja valorizada e respeitada. Isso proporcionará uma melhor qualidade de ensino e aprendizagem para todos os alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Pinheiropt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqPedagogiapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - FLÁVIA ALESSANDRA MENDES PEREIRA - LIC. PEDAGOGIA UEMA PINHEIRO 2025.pdfPDF A415.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.