Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4836
Título: | A literatura Afro-brasileira como estratégia pedagógica na reafirmação da identidade negra em salas dos anos iniciais do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Afro-Brazilian literature as a pedagogical strategy in reaffirming black identity in early elementary school classrooms |
Autor(es): | Lopes, Elisangela Santos |
Orientador: | Holanda, Maria Lúcia de Souza |
Membro da Banca: | Holanda, Maria Lúcia de Souza |
Membro da Banca: | Conde, Iracyran de Assunção Correa |
Membro da Banca: | Correia, Eanes dos Santos |
Data do documento: | 2025-01-22 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A presente pesquisa traz como título <A Literatura Afro-Brasileira como Estratégia Pedagógica na Reafirmação da Identidade Negra em Salas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Cristina Moreira Araújo, localizada na Comunidade Quilombola Bacuri (zona rural) Santa Helena - MA, tendo como objetivo geral, analisar a contribuição da literatura afro-brasileira como uma estratégia pedagógica na construção e reafirmação da identidade negra. Como objetivos específicos buscamos identificar que tipo de literaturas os professores que atuam nas salas de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental na escola quilombola de Bacuri utilizam em suas práticas pedagógicas. Verificar a percepção dos professores em relação a literatura afro-brasileira como estratégia pedagógica para a reafirmação da identidade dos alunos que frequentam os anos iniciais do Ensino Fundamental? A elaboração desta pesquisa se dá partir das seguintes questões norteadoras: A literatura afro-brasileira está sendo utilizada como uma estratégia pedagógica na construção e reafirmação da identidade negra nas salas de aula da Escola Cristina Moreira Araújo, na Comunidade Quilombo Bacuri/SH/MA. A Literatura Afro-Brasileira pode contribuir para a reafirmação da identidade negra nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para tanto buscou-se fundamentos em autores como: Munanga (1999), Silva (2005), Lopes (2005), Santos (2017), Evaristo (2009), e outros. Assim como documentos oficiais como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, Lei 10.639/2003 e a Lei 11.645/2008. Esta pesquisa é resultado de estudo bibliográfico e de campo, apoiando-se na abordagem qualitativa. Utilizou-se como instrumento de produção de dados o questionário aplicado com quatro professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Através da análise dos dados ficou evidente que os participantes da pesquisa reconhecem que a literatura afro-brasileira desempenha um papel fundamental na construção e preservação da identidade étnica das comunidades quilombolas, sendo uma ferramenta essencial para o fortalecimento da cultura local. |
Resumo: | This research is entitled <Afro-Brazilian Literature as a Pedagogical Strategy for the Reaffirmation of Black Identity in Elementary School Classrooms at the Cristina Moreira Araújo Municipal School, located in the Quilombola Community of Bacuri (rural area) Santa Helena - MA, with the general objective of analyzing the contribution of Afro-Brazilian literature as a pedagogical strategy for the construction and reaffirmation of black identity. As specific objectives, we seek to identify what type of literature teachers who work in the classrooms of the initial years of Elementary School at the Quilombola school of Bacuri use in their pedagogical practices. To verify the perception of teachers in relation to Afro-Brazilian literature as a pedagogical strategy for the reaffirmation of the identity of students who attend the initial years of Elementary School? This research was developed based on the following guiding questions: Afro- Brazilian literature is being used as a pedagogical strategy in the construction and reaffirmation of black identity in the classrooms of the Cristina Moreira Araújo School, in the Quilombo Bacuri Community/SH/MA. Can Afro-Brazilian Literature contribute to the reaffirmation of black identity in the initial years of Elementary School? To this end, foundations were sought in authors such as: Munanga (1999), Silva (2005), Lopes (2005), Santos (2017), Evaristo (2009), and others. As well as official documents such as the Federal Constitution of 1988, the Law of Guidelines and Bases 9394/96, Law 10.639/2003 and Law 11.645/2008. This research is the result of a bibliographic and field study, based on the qualitative approach. The questionnaire applied to four elementary school teachers was used as a data production instrument. Through data analysis, it became clear that the research participants recognize that Afro-Brazilian literature plays a fundamental role in the construction and preservation of the ethnic identity of quilombola communities, and is an essential tool for strengthening local culture. |
Palavras-chave: | Ensino Fundamental Literatura Afro-brasileira Escolas quilombolas Estratégia pedagógica Identidade negra Elementary Education Afro-Brazilian Literature Quilombola schools Pedagogical strategy Black identity |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - ELISANGELA SANTOS LOPES - LIC. PEDAGOGIA UEMA PINHEIRO 2025.pdf | PDF A | 429.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.