Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4832
Título: Entre diretrizes e realidade: um estudo sobre as relações de ensino em uma escola municipal de uma comunidade quilombola em Palmerândia-MA
Título(s) alternativo(s): Between guidelines and reality: a study on teaching relationships in a municipal school of a quilombola community in Palmerândia-MA
Autor(es): Boaz, Ana Paula Ribeiro
Orientador: Costa, Balbino Rogério França
Membro da Banca: Costa, Balbino Rogério França
Membro da Banca: Pereira, Edilene Reis
Membro da Banca: Correia, Eanes dos Santos
Data do documento: 2025-01-22
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A educação no Brasil, garantida pela Constituição Federal de 1988, desempenha um papel essencial na promoção da igualdade social, entretanto ainda enfrenta profundas desigualdades, especialmente em relação às comunidades quilombolas. A presente pesquisa busca analisar as práticas pedagógicas em uma escola de comunidade quilombola, avaliando sua conformidade com as diretrizes para a educação quilombola e a valorização da educação étnico-racial. A pesquisa se fundamenta nas contribuições teóricas de diversos autores, entre os quais Brandão (2007;2012), Gomes (2011;2018), Arroyo (2012) entre outros de significativa relevância. A metodologia adotada para este estudo é de caráter qualitativo e exploratório, utilizando entrevistas, observação participante e análise documental. Os resultados indicam que, apesar das políticas públicas existentes, ainda há lacunas significativas na aplicação efetiva dessas diretrizes, o que tem refletido desconexão entre a teoria e a prática na escola, com desafios relacionados à falta de infraestrutura, disposição de materiais, capacitação docente e envolvimento da comunidade. A conclusão aponta para a necessidade urgente de fortalecimento da educação quilombola, com a implementação de currículos que respeitem e priorizem as tradições locais e a promoção de uma participação ativa da comunidade, visando a construção de uma educação mais inclusiva e transformadora.
Resumo: Education in Brazil, guaranteed by the Federal Constitution of 1988, plays an essential role in promoting social equality; however, it still faces profound inequalities, especially concerning quilombola communities. This research aims to analyze pedagogical practices in a quilombola community school, evaluating their conformity with the guidelines for quilombola education and the valuing of ethnic-racial education. The research is based on the theoretical contributions of various authors, including Brandão (2007; 2012), Gomes (2011; 2018), Arroyo (2012), among others of significant relevance. The methodology adopted for this study is qualitative and exploratory in nature, utilizing interviews, participant observation, and document analysis. The results indicate that, despite existing public policies, there are still significant gaps in the effective application of these guidelines, which has reflected a disconnection between theory and practice in the school, with challenges related to lack of infrastructure, availability of materials, teacher training, and community involvement. The conclusion points to the urgent need to strengthen quilombola education by implementing curricula that respect and prioritize local traditions and promote active community participation, aiming for the construction of a more inclusive and transformative education.
Palavras-chave: Diretrizes educacionais
Educação quilombola
Práticas pedagógicas
Desigualdades educacionais
Questão étnico-racial
Educational guidelines
Quilombola education
Pedagogical practices
Educational inequalities
Ethnic-racial issue
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ANA PAULA RIBEIRO BOAZ - LIC. PEDAGOGIA UEMA PINHEIRO 2025.pdfPDF A417.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.