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Título: "QUEM CANTA A APRENDIZAGEM ENCANTA": a musicalização no desenvolvimento cognitivo e motor de crianças pequenas
Título(s) alternativo(s): "WHO SINGS ENCHANTS LEARNING": music education in the cognitive and motor development of young children
Autor(es): Ribeiro, Ana Luzia Pereira
Orientador: Pereira, Edilene Reis
Membro da Banca: Pereira, Edilene Reis
Membro da Banca: Correia, Eanes dos Santos
Membro da Banca: Holanda, Maria Lúcia de Souza
Data do documento: 2025-01-22
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A musicalização desempenha um papel central no desenvolvimento cognitivo e motor de crianças pequenas, atuando como uma ferramenta educativa que transcende o entretenimento, ao integrar aspectos lúdicos e pedagógicos. Este estudo teve como objetivo investigar como a musicalização pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, analisando as práticas pedagógicas e percepções dos professores, além de propor soluções inovadoras para integrar a música ao cotidiano escolar. Os objetivos específicos buscaram identificar as percepções dos professores sobre o uso da música; analisar as práticas pedagógicas que utilizam a musicalização e; descrever os resultados obtidos da fase de observação e aplicabilidade do produto pedagógico. A pesquisa foi norteada pela questão: Como a musicalização pode atuar como fator contribuinte para o desenvolvimento cognitivo e motor de crianças pequenas? Para responder a essa problemática, foi criado um website interativo denominado <Quem canta a aprendizagem encanta", que apresenta sugestões e atividades musicais voltadas à prática docente. A pesquisa adotou uma metodologia qualitativa, com abordagem exploratória e descritiva, a fim de investigar como a musicalização pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo e motor de crianças pequenas. A abordagem exploratória permitiu compreender o contexto em que a musicalização é aplicada, enquanto o caráter descritivo possibilitou uma análise detalhada dos impactos dessa prática na aprendizagem. Essa metodologia foi escolhida por proporcionar uma análise aprofundada e interpretativa, essencial para entender as nuances do fenômeno no ambiente educativo.Os resultados indicaram que a música favorece significativamente o engajamento e a motivação dos alunos, contribuindo para avanços na coordenação motora, no equilíbrio, na lateralidade e na ampliação do vocabulário. Além disso, a utilização de histórias e canções interativas despertou a curiosidade e a criatividade, promovendo um ambiente de aprendizado mais dinâmico e inclusivo. A pesquisa também destacou a importância da formação continuada dos professores na utilização de recursos musicais, evidenciando como o website se mostrou uma ferramenta acessível e eficaz para auxiliar na preparação de aulas que combinam ludicidade e objetivos pedagógicos. O impacto positivo foi observado não apenas no desempenho das crianças, mas também na transformação da prática pedagógica, ao proporcionar aulas mais dinâmicas e alinhadas às necessidades dos alunos. Os resultados obtidos afirmaram o potencial da música como elemento transformador na educação infantil, demonstrando que a combinação de musicalização e tecnologia pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, fortalecer os laços familiares e preparar as crianças para desafios futuros de maneira criativa e significativa. Recomenda-se a ampliação do uso do website para outros contextos educacionais e a continuidade de pesquisas para seu aperfeiçoamento, reforçando a integração entre música e educação como caminho para um ensino mais inclusivo e inovador.
Resumo: Music plays a central role in the cognitive and motor development of young children, acting as an educational tool that goes beyond entertainment by integrating playful and pedagogical aspects. This study aimed to investigate how musicalization can contribute to the teachinglearning process in Early Childhood Education, analyzing the pedagogical practices and perceptions of teachers, and proposing innovative solutions to integrate music into school routines. The specific objectives sought to: identify teachers' perceptions of using music, analyze the pedagogical practices that use musicalization, and describe the results obtained from the observation phase and applicability of the pedagogical product. The research was guided by the question: How can musicalization act as a contributing factor to the cognitive and motor development of young children? To address this issue, an interactive website named "Quem Canta a Aprendizagem Encanta" was created, presenting suggestions and musical activities for teaching practices. The research adopted a qualitative methodology, with an exploratory and descriptive approach, to investigate how musicalization can contribute to the cognitive and motor development of young children. The exploratory approach allowed for an understanding of the context in which musicalization is applied, while the descriptive nature enabled a detailed analysis of the impacts of this practice on learning. This methodology was chosen for its ability to provide an in-depth and interpretative analysis, essential for understanding the nuances of the phenomenon in the educational environment. The results indicated that music significantly enhances student engagement and motivation, contributing to advances in motor coordination, balance, laterality, and vocabulary expansion. Furthermore, the use of interactive stories and songs sparked curiosity and creativity, fostering a more dynamic and inclusive learning environment. The study also highlighted the importance of ongoing teacher training in the use of musical resources, emphasizing how the website proved to be an accessible and effective tool to assist in preparing lessons that combine playfulness and pedagogical objectives. The positive impact was observed not only in the children's performance but also in the transformation of teaching practices, offering more dynamic lessons aligned with students' needs. The results confirmed the potential of music as a transformative element in early childhood education, demonstrating that the combination of musicalization and technology can enrich the teaching-learning process, strengthen family bonds, and prepare children for future challenges in a creative and meaningful way. It is recommended to expand the use of the website to other educational contexts and continue research to improve it, reinforcing the integration of music and education as a path toward more inclusive and innovative teaching.
Palavras-chave: Musicalização
Educação infantil
Desenvolvimento cognitivo
Ensino-aprendizagem
Práticas pedagógicas
Musicalization
Early childhood education
Cognitive development
Teaching-learning
Pedagogical practices
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias

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