Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4825
Título: | Jogos sensoriais como ferramenta no processo de alfabetização de alunos com transtorno de espectro autista |
Título(s) alternativo(s): | Sensory games as a tool in the literacy process of students with autism spectrum disorder |
Autor(es): | Viegas, Ana Gabriele Reis |
Orientador: | Sousa, Maria de Fatima Silva |
Membro da Banca: | Sousa, Maria de Fatima Silva |
Membro da Banca: | Chagas, Elaine Cristine Cruz |
Membro da Banca: | Sousa, Alessandra Ribeiro |
Data do documento: | 2025-01-20 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurodesenvolvimental que apresenta impactos inovadores na comunicação, na interação social e no comportamento, gerando desafios específicos no processo de alfabetização. A pesquisa buscou explorar a eficácia de estratégias pedagógicas inclusivas, com foco o uso de jogos sensoriais, considerando a importância de abordagens que atendam às particularidades cognitivas e sensoriais de alunos com TEA. O estudo teve como objetivo investigar a eficácia dos jogos sensórias como ferramenta pedagogica no processo de alfabetização de alunos com TEA, além de investigar os impactos dessa ferramenta pedagógica nas competências comportamentais e socioemocionais dos alunos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que incluiu uma entrevista semiestruturada com professores para compreender suas concepções sobre o uso de jogos sensoriais no processo de alfabetização, bem como a realização de atividades práticas utilizando como estratégia o jogo com a Caixa Mágica sensorial em uma escola pública. Os resultados apontaram que o uso do jogo sensorial facilitou o engajamento dos alunos no processo de alfabetização, promovendo avanços no reconhecimento de letras, sons e palavras, além de melhorias no comportamento e na interação social. Os professores afirmaram que a utilização de recursos sensoriais favorece a inclusão e o aprendizado, destacando a relevância da formação docente para implementar essas práticas de forma eficaz. Conclui-se que os jogos sensoriais, como a <Caixa Mágica das Letras e Sons=, são ferramentas eficazes no ensino de crianças com TEA, contribuindo para o seu desenvolvimento integral e reforçando a necessidade de estratégias pedagógicas inclusivas que atendam às demandas específicas desse público. A pesquisa também ressalta a importância de políticas públicas voltadas à formação continuada de docente para que possam promover melhor as práticas pedagógicas na educação especial inclusivas. |
Resumo: | Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental condition that significantly impacts communication, social interaction, and behavior, posing specific challenges in the literacy process. This research aimed to explore the effectiveness of inclusive pedagogical strategies, focusing on the use of sensory games, considering the importance of approaches that address the cognitive and sensory needs of students with ASD. The study sought to evaluate the contribution of the game <Magic Box of Letters and Sounds= in developing reading and writing skills and to investigate the impact of this pedagogical tool on students' behavioral and socio-emotional competencies. This qualitative research included the application of questionnaires to teachers to understand their perceptions of sensory games in the literacy process, as well as practical activities with the game conducted in a public school. The findings revealed that using the sensory game facilitated student engagement in the literacy process, leading to significant improvements in recognizing letters, sounds, and words, alongside better behavior and social interaction. Teachers reported that employing sensory resources supported inclusion and learning, highlighting the importance of teacher training for effective implementation of these practices. It was concluded that sensory games, such as the <Magic Box of Letters and Sounds,= are effective tools for teaching children with ASD, contributing to their holistic development and emphasizing the need for inclusive pedagogical strategies that meet the specific demands of this group. The research also underscores the importance of public policies aimed at teacher training and the promotion of inclusive educational practices. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Jogos Sensoriais Alfabetização Transtorno do Espectro Autista (TEA) Ensino-aprendizagem Early Childhood Education Desenvolvimento infantil Child development Early Childhood Education Sensory Games Literacy Autism Spectrum Disorder (ASD) |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - ANA GABRIELE REIS VIEGAS - LIC. PEDAGOGIA UEMA PINHEIRO 2025.pdf | PDF A | 426.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.