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Título: Jogos e brincadeiras na Educação Infantil: desafios e perspectivas em tempos de tecnologias digitais
Título(s) alternativo(s): Games and play in Early Childhood Education: challenges and perspectives in times of digital technologies
Autor(es): Rodrigues, Ana Flávia Mendes
Orientador: Holanda, Maria Lúcia de Souza
Membro da Banca: Holanda, Maria Lúcia de Souza
Membro da Banca: Correia, Eanes dos Santos
Membro da Banca: Conde, Iracyran de Assunção Correa
Data do documento: 2025-02-22
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso em Pedagogia, intitulado “Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil: Desafios e Perspectivas em Tempos de Tecnologias Digitais” têm como objetivo geral, analisar os desafios e as perspectivas do uso de jogos e brincadeiras tradicionais na educação infantil, considerando o impacto das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem e os objetivos específicos expressos da seguinte maneira: identificar que experiências os professores da Educação Infantil da Escola Jardim de Infância Pequeno Principe apresentam em relação ao uso das tecnologias digitais, verificar a percepção dos professores quanto ao uso dos jogos e brincadeiras tradicionais mediadas pelas tecnologias digitais, averiguar se os professores da Educação Infantil da Escola de Infância Pequeno Principe já fizeram uso das tecnologias como recurso pedagógico no desenvolvimento das atividades em sala, e constatar junto aos professores, se o uso das tecnologias digitais pode contribuir para o processo de aprendizagem das crianças da sala de Educação Infantil. A metodologia planejada para atingir os objetivos da pesquisa é de natureza qualitativa, cujas fontes são artigos, dissertações, teses e textos eletrônicos. A fundamentação teórica teve como principais aportes teóricos: Vygotsky (1998), Kishimoto (2002), Kramer (2007), Fonseca (1993), Oliveira (2005) e outros. Assim como documentos oficiais como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, Diretrizes Curriculares Nacionais, Lei da Primeira Infância 13.257/2016, Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A pesquisa foi realizada na Escola Jardim de Infância Pequeno Principe, situada na Rua Diogo dos Reis, S/N, no Bairro da Matriz- Pinheiro/MA. Para a consecução deste estudo fora convidada a participar da realização desta pesquisa (05) cinco alunos e (05) cinco professoras que atuam na referida escola. Através da análise dos dados ficou evidente que os participantes da pesquisa reconhecem que os jogos e brincadeiras tradicionais, mediados com as tecnologias digitais, desempenham um papel fundamental no processo de aprendizagem na Educação Infantil. Com esta pesquisa, espera-se contribuir de forma significativa para a compreensão da importância da articulação entre as brincadeiras e as novas tecnologias, oferecendo uma visão mais ampla sobre o verdadeiro sentido do brincar na educação infantil.
Resumo: This final course work in Pedagogy, entitled “Games and Play in Early Childhood Education: Challenges and Perspectives in Times of Digital Technologies” has as its general objective to analyze the challenges and perspectives of the use of traditional games and play in early childhood education, considering the impact of digital technologies on the teaching-learning process and the specific objectives expressed as follows: to identify what experiences the Early Childhood Education teachers of the Pequeno Principe Kindergarten School have in relation to the use of digital technologies, to verify the teachers' perception regarding the use of traditional games and play mediated by digital technologies, to ascertain whether the Early Childhood Education teachers of the Pequeno Principe Kindergarten School have already used technologies as a pedagogical resource in the development of classroom activities, and to verify with the teachers whether the use of digital technologies can contribute to the learning process of the children in the Early Childhood Education classroom. The methodology planned to achieve the research objectives is of a qualitative nature, whose sources are articles, dissertations, theses and electronic texts. The theoretical basis had as main theoretical contributions: Vygotsky (1998), Kishimoto (2002), Kramer (2007), Fonseca (1993), Oliveira (2005) and others. As well as official documents such as the Federal Constitution of 1988, the Guidelines and Bases Law 9394/96, National Curricular Guidelines, Early Childhood Law 13.257/2016, Common National Curricular Base (BNCC). The research was carried out at the Pequeno Principe Kindergarten School, located at Rua Diogo dos Reis, S/N, in the Matriz neighborhood- Pinheiro/MA. In order to carry out this study, (05) five students and (05) five teachers who work at the aforementioned school were invited to participate in the realization of this research. Through data analysis, it became clear that the research participants recognize that traditional games and play, mediated by digital technologies, play a fundamental role in the learning process in Early Childhood Education. With this research, we hope to contribute significantly to the understanding of the importance of the articulation between games and new technologies, offering a broader view of the true meaning of play in early childhood education.
Palavras-chave: Educação infantil
Tecnologia digital
Jogos e brincadeiras
Desenvolvimento infantil
Ensino-aprendizagem
Early Childhood Education
Early Childhood Education
Digital technology
Games and play
Child development
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias

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