Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4811
Título: Didática e ludicidade na educação infantil: um olhar sobre as pesquisas maranhenses
Título(s) alternativo(s): Didactics and playfulness in early childhood education: a look at research from Maranhão
Autor(es): Araujo, Micaele Correa
Orientador: Silva, Robson Guedes da
Membro da Banca: Silva, Robson Guedes da
Membro da Banca: Silva, Naysa Christine Serra
Membro da Banca: Silva, Andréa Patrícia Lins
Data do documento: 2021-01-20
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho intitulado Didática e Ludicidade na Educação Infantil: um olhar sobre as pesquisas maranhenses pretende verificar e compreender como a infância está relacionada com a instituição escolar e alguns marcos de historicidade que foram construídos no ilusório corpo social ao longo do tempo. Seu objetivo é, de fato, realizar uma revisão bibliográfica sobre didática e ludicidade na educação infantil e investigar quais os procedimentos didáticos e lúdicos aplicados presentes nas pesquisas maranhenses. Perante isso, faz necessário validar que são ferramentas de extrema importância no perpetuar para o desenvolvimento da infância. Apresenta dividido em quatro capítulos, entre eles dois capítulos com seus respectivos sustentáculos. O estudo reúne, obras como: A Maquinaria Escolar, de Julia Varela e Fernando Alvarez Uria; Infância e maquinarias, da autora Maria Bujes; A inversão da sala de aula, dos autores Inés Dussel e Marcelo Caruso; Infância e poder, do autor Mariano Narodowski, além de outros teóricos que viram ser elencados. Há, também, pesquisas feitas na sustentação em levantamentos de repositório virtuais das universidades Federal e Estadual do Maranhão UFMA, UEMA e no Repositório Comum para analisar de forma mais clara, alguns aspectos presentes na explanação do dialeto dessa congruente temática. Defronte disso, as conclusões obtidas durante a pesquisa asseveram que mesmo o lúdico esteja aprofundado na Educação Infantil em algumas pesquisas, um resultado positivo com relação as práticas lúdicas. Porém, alguns educadores encontram problemas para elaboração de recursos e algumas pesquisas retratam que há um intenso uso do livro didático, pois alegam uma carga horária sobrecarregada e a falta de recursos para a elaboração das aulas, percebe-se uma ausência a partir de enfoques sobre os procedimentos didáticos lúdicos onde algumas instituições neste nível de ensino privilegiam o ensino formal como exemplo da leitura, escrita e contagem ao não observar o papel da didática lúdica no processo de desenvolvimento infantil.
Resumo: The present work entitled Teaching and Ludicity in Childhood Education: a look at maranhense research aims to verify and understand how childhood is related to the school institution and some historicity landmarks that were built in the illusory social body over time. Its objective is, in fact, to carry out a bibliographic review on didactics and playfulness in early childhood education and to investigate which didactic and playful procedures are applied in Maranhão research. In view of this, it is necessary to validate that they are extremely important tools in perpetuating childhood development. It is divided into four chapters, including two chapters with their respective mainstays. The study brings together works such as: A Maquinaria Escolar, by Julia Varela and Fernando Alvarez-Uria; Childhood and machinery, by the author Maria Bujes; The inversion of the classroom, by authors Inés Dussel and Marcelo Caruso; Infância e Poder, by the author Mariano Narodowski, as well as other theorists who have been listed. There is also research carried out in support of virtual repository surveys of the Federal and State Universities of Maranhão UFMA, UEMA and in the Common Repository to analyze more clearly some aspects present in the explanation of the dialect of this congruent theme. In view of this, the conclusions obtained during the research assert that even the ludic is in-depth in Early Childhood Education in some researches, some educators find problems in the elaboration of resources and some researches depict that there is an intense use of the textbook, as they claim an overloaded workload and the lack of resources for the elaboration of classes, there is a lack of focus on the playful didactic procedures where some institutions at this level of education privilege formal education as an example of reading, writing and counting by not observing the role of playful didactics in the child development process.
Palavras-chave: Educação infantil
Didática
Sala de aula
Práticas lúdicas
Early Childhood Education
Didactics
Classroom
Playful practices
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - MICAELE CORREA ARAUJO - LIC. PEDAGOGIA PINHEIRO UEMA 2022.pdfPDF A333.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.