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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4796
Título: | Formar-se professora: possibilidades de ampliação de instrução feminina no Maranhão do século XIX |
Autor(es): | Santos, Ilma de Jesus Rabelo |
Data do documento: | 2018-09-26 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este trabalho pretende analisar o contexto do século XIX em que uma maior oferta de educação institucional foi oportunizada, mas também buscada pelo público feminino. Considerando que as propostas de maior instrução para as mulheres se apresentam marcadas pelo discurso religioso, médico e educacional, majoritariamente masculino, propomos algumas reflexões acerca do ideário dessa sociedade ao buscar na formação docente feminina uma conformação entre as necessidades do Estado em atender as demandas por maior acesso à educação primária, e o ideal da mulher mãe. A criação da Escola Normal do Maranhão significou a institucionalização do ensino secundário e uma oportunidade de ampliação das expectativas intelectuais para as mulheres. O tornar-se professora significou a construção e formação técnica das professoras primárias, pois essa maior escolaridade feminina na Escola Normal lhes habilitava para a vida em sociedade como esposas e mães, mas também para uma formação profissional. Fazemos essa discussão a partir do uso de categorias como gênero, buscando analisar as representações do feminino no imaginário social. Propomos um diálogo com autores que discutem noções de gênero, identidade, memória, como Joan Scott, Michelle Perrot, Chartier, entre outros. Utilizamos fontes primárias variadas: legislação vigente, estatutos e regulamentos de instituições públicas e jornais, considerando os discursos de diferentes sujeitos sociais sobre a condição feminina na sociedade maranhense, a educação ideal para as mulheres e a formação docente em nível secundário. |
Palavras-chave: | Formação - professora Instrução feminina Maranhão - século XIX Formação docente feminina Ideal feminino Escola Normal do Maranhão Professora primária Estudo de gênero Educação feminina Sociedade maranhense Mulher - educação História - mulher Ensino público Instrução pública Mulher - magistério Normalistas - século XIX Training - teacher Female instruction Maranhao - 19th century Female teacher training Feminine ideal Normal School of Maranhao Primary teacher Gender study Female education Maranhao society Woman - education Story - woman Public education Woman - teaching Teachers - 19th century |
Aparece nas coleções: | Simpósio Temático: Relações de Gênero na Sociedade Maranhense Oitocentista. |
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ILMA DE JESUS RABELO SANTOS - 5 SHMO ST RELAÇÕES DE GÊNERO... UEMA 2018.pdf | 164.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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