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dc.creatorSantos, Ilma de Jesus Rabelo-
dc.date.accessioned2025-05-15T18:44:00Z-
dc.date.available2025-05-15-
dc.date.available2025-05-15T18:44:00Z-
dc.date.issued2018-09-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Ilma de Jesus Rabelo. Formar-se professora: possibilidades de ampliação de instrução feminina no Maranhão do século XIX. In: SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO MARANHÃO OITOCENTISTA: RELIGIÃO, CULTURA E PODER, 5., 2018, São Luís. Anais [...]. São Luís: Universidade Estadual do Maranhão, 2018. Simpósio Temático: Relações de gênero na sociedade maranhense oitocentista. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4796pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4796-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.relation.ispartofSimpósio de História do Maranhão Oitocentista: Religião, Cultura e Poderpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação - professorapt_BR
dc.subjectInstrução femininapt_BR
dc.subjectMaranhão - século XIXpt_BR
dc.subjectFormação docente femininapt_BR
dc.subjectIdeal femininopt_BR
dc.subjectEscola Normal do Maranhãopt_BR
dc.subjectProfessora primáriapt_BR
dc.subjectEstudo de gêneropt_BR
dc.subjectEducação femininapt_BR
dc.subjectSociedade maranhensept_BR
dc.subjectMulher - educaçãopt_BR
dc.subjectHistória - mulherpt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectInstrução públicapt_BR
dc.subjectMulher - magistériopt_BR
dc.subjectNormalistas - século XIXpt_BR
dc.subjectTraining - teacherpt_BR
dc.subjectFemale instructionpt_BR
dc.subjectMaranhao - 19th centurypt_BR
dc.subjectFemale teacher trainingpt_BR
dc.subjectFeminine idealpt_BR
dc.subjectNormal School of Maranhaopt_BR
dc.subjectPrimary teacherpt_BR
dc.subjectGender studypt_BR
dc.subjectFemale educationpt_BR
dc.subjectMaranhao societypt_BR
dc.subjectWoman - educationpt_BR
dc.subjectStory - womanpt_BR
dc.subjectPublic educationpt_BR
dc.subjectWoman - teachingpt_BR
dc.subjectTeachers - 19th centurypt_BR
dc.titleFormar-se professora: possibilidades de ampliação de instrução feminina no Maranhão do século XIXpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende analisar o contexto do século XIX em que uma maior oferta de educação institucional foi oportunizada, mas também buscada pelo público feminino. Considerando que as propostas de maior instrução para as mulheres se apresentam marcadas pelo discurso religioso, médico e educacional, majoritariamente masculino, propomos algumas reflexões acerca do ideário dessa sociedade ao buscar na formação docente feminina uma conformação entre as necessidades do Estado em atender as demandas por maior acesso à educação primária, e o ideal da mulher mãe. A criação da Escola Normal do Maranhão significou a institucionalização do ensino secundário e uma oportunidade de ampliação das expectativas intelectuais para as mulheres. O tornar-se professora significou a construção e formação técnica das professoras primárias, pois essa maior escolaridade feminina na Escola Normal lhes habilitava para a vida em sociedade como esposas e mães, mas também para uma formação profissional. Fazemos essa discussão a partir do uso de categorias como gênero, buscando analisar as representações do feminino no imaginário social. Propomos um diálogo com autores que discutem noções de gênero, identidade, memória, como Joan Scott, Michelle Perrot, Chartier, entre outros. Utilizamos fontes primárias variadas: legislação vigente, estatutos e regulamentos de instituições públicas e jornais, considerando os discursos de diferentes sujeitos sociais sobre a condição feminina na sociedade maranhense, a educação ideal para as mulheres e a formação docente em nível secundário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistória do Brasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqHistória da Educaçãopt_BR
dc.citation.issue5pt_BR
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