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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4795
Título: | Os softwares de acessibilidade no smartphone como ferramenta facilitadora no processo de ensino - aprendizagem do(a)s discentes com deficiência visual / cego(a) no ensino superior do Maranhão |
Título(s) alternativo(s): | Accessibility software on smartphones as a facilitating tool in the teaching-learning process of students with visual impairments/blindness in higher education in Maranhão. |
Autor(es): | Carvalho, Danielle Rayane Silva de |
Orientador: | Silva, Suzane Castro de Araújo |
Membro da Banca: | Silva, Suzane Castro de Araújo |
Membro da Banca: | Sousa, Alessandra Ribeiro |
Data do documento: | 2022-08-10 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Os softwares de acessibilidade são dotados de síntese de voz que proporcionam independência na realização de diversas atividades aos Deficientes Visuais (DV). Assim sendo, este estudo buscou analisar de que forma os softwares de acessibilidade do smartphone podem facilitar o processo de ensino e aprendizagem do (a) discentes com deficiência visual/cego (a) no ensino superior do Maranhão. Para realização deste estudo qualitativo foi realizado um levantamento bibliográfico, análise de documentos (leis, relatórios, projetos e outros documentos) e questionários estruturados com discentes com DV/cegos que estudam em Instituições Superiores tanto públicas quanto privadas. Como referência para esta pesquisa, autores como: Sassaki (2005); Galvão Filho (2012); Bersch (2017); Gil (2000); Martiniello (2019), dentre outros. Os resultados mostraram que no campo acadêmico, os discentes com deficiência visual/cegos utilizam o smartphone para editar, formatar, pesquisar trabalhos escolares, além disso, preferem-o do que a escrita Braille, por esta requerer muito tempo para escrever, ja que sua escrita é ponto a ponto. Assim, se beneficiam de seus recursos acessíveis tanto para entrar em redes sociais, seja para entreter-se, navegar no whatsapp, facebook, instagram twitter, ler, editar trabalhos acadêmicos, e/ou outros. |
Resumo: | Accessibility software is equipped with voice synthesis that provides independence in carrying out various activities for the Visually Impaired (DV). Therefore, this study sought to analyze how smartphone accessibility software can facilitate the teaching and learning process of visually impaired/blind students in higher education in Maranhão. In order to carry out this qualitative study, a bibliographic survey, document analysis (laws, reports, projects and other documents) and structured questionnaires were carried out with VI/blind students who study in both public and private Higher Institutions. As a reference for this research, authors such as: Sassaki (2005); Galvão Filho (2012); Bersch (2017); Gil (2000); Martiniello (2019), among others, were essential. The results showed that in the academic field, visually impaired/blind students use the smartphone to edit, format, search for school work, in addition, they prefer it than Braille writing, because it requires a lot of time to write, since its writing is point to point. Thus, they benefit from its accessible resources both to enter social networks, whether to entertain themselves, browse whatsapp, facebook, instagram twitter, read, edit academic works, and/or others. |
Palavras-chave: | Softwares de Acessibilidade no Smartphone Deficiência Visual Pessoa com deficiência física Ensino Aprendizagem Ensino Superior Accessibility Software on Smartphones Visual Impairment Person with physical disability Teaching Learning Higher Education |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Pinheiro UEMA Monografias |
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MONOGRAFIA - DANIELLE RAYANE SILVA DE CARVALHO - LIC. PEDAGOGIA PINHEIRO UEMA 2022.pdf | PDF A | 511.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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