Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4788
Título: | Análise linguística e ensino de gramática em sala de aula: uma proposta de intervenção direcionada ao 2° e 3° ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Oscar Galvão |
Título(s) alternativo(s): | Linguistic analysis and grammar teaching in the classroom: an intervention proposal aimed at the 2nd and 3rd year of high school at the Oscar Galvão Teaching Center |
Autor(es): | Silva, Maiara Cristina Pereira da |
Orientador: | Florêncio, Deymika de Carvalho |
Membro da Banca: | Araújo, Jackeline Carneiro de |
Membro da Banca: | Santos, Anny Gabrielly Araújo dos |
Data do documento: | 2024-08-13 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A presente pesquisa apresenta uma proposta de intervenção, que consiste no ensino de gramática em sala de aula, a partir de uma perspectiva de análise linguística para alunos do 2° e 3º do Centro de Ensino Oscar Galvão no turno vespertino, de Pedreiras-MA. O trabalho partiu do seguinte problema: de que maneira o trabalho com Análise Linguística pode contribuir para o ensino de Gramática, de forma contextualizada e reflexiva em turmas 2° e 3° ano do Centro de Ensino Oscar Galvão? Em busca de respostas, tomamos como objetivo geral investigar como o trabalho com Análise Linguística pode contribuir para o ensino de Gramática de forma contextualizada e reflexiva em turmas de 2° e 3° ano do Centro de Ensino Oscar Galvão. Para tanto, nos baseamos Antunes (2014), Mendonça, (2006), Fanchi (1991), Mendonça (2006), Costa-Hübes; Pereira (2021), Martinet (1979), Menegassi (2021), Faraco (2009), Guimarães (2013), Benveniste (1979), Abreu (2022), Silva (2019), Azevedo (2003), Geraldi (2011), Bagno (2011) e a BNCC (2017), entre outros. Como tipo de pesquisa, adotamos a pesquisa-ação. Realizamos a análise de quatros de questões do Livro Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso e do livro Português: contexto, interlocução e sentido, aplicadas com as turmas, seguidas das respostas dos alunos. Dentre os resultados, destacamos que as questões que possuíam a prática de análise linguística foram as questões que os alunos conseguiram explorar de maneira reflexiva, enquanto as questões com foco gramatical não foram exploradas pelos alunos e algumas nem se quer foram respondidas. Essa pesquisa expõe, na prática, a maneira como a análise linguística contribui com as formas de ensino e como ela é uma ação necessária em sala de aula |
Resumo: | This research presents na intervention proposal involving the teaching of grammar from a linguistic analysis perspective for 2nd and 3rd-year students at Centro de Ensino Oscar Galvão, Pedreiras-MA, in the afternoon shift. The study addresses the following problem: How can working with Linguistic Analysis contribute to the contextualized and reflective teaching of Grammar in 2nd and 3rd-year classes at Centro de Ensino Oscar Galvão? To find answers, the main objective was to investigate how Linguistic Analysis can aid in teaching Grammar in a contextualized and reflective manner for these classes. The research was grounded in various sources, including works by Antunes (2014), Mendonça (2006), Fanchi (1991), Costa-Hübes & Pereira (2021), Martinet (1979), Menegassi (2021), Faraco (2009), Guimarães (2013), Benveniste (1979), Abreu (2022), Silva (2019), Azevedo (2003), Geraldi (2011), Bagno (2011), and BNCC (2017). Action research was the chosen methodology. The study analyzed four questions from the books *Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso* and *Português: Contexto, Interlocução e Sentido*, which were applied to the classes, followed by the students’ responses. Results showed that questions incorporating linguistic analysis were explored more reflectively by students, whereas purely grammatical questions were less engaged with and often left unanswered. This research demonstrates how linguistic analysis practically contributes to teaching methods and its necessity in the classroom |
Palavras-chave: | Gramática Análise Linguística Ensino Médio Centro de Ensino Oscar Galvão- Pedreiras/MA Grammar Linguistic Analysis High School Oscar Galvão Teaching Center - Pedreiras/MA |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Pedreiras UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - MAIARA CRISTINA PEREIRA DA SILVA - LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA - PEDREIRAS UEMA 2024.pdf | PDF A | 2.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.