Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4788
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maiara Cristina Pereira da-
dc.date.accessioned2025-05-15T15:50:33Z-
dc.date.available2025-05-15-
dc.date.available2025-05-15T15:50:33Z-
dc.date.issued2024-08-13-
dc.identifier.citationSILVA, Maiara Cristina Pereira da. Análise linguística e ensino de gramática em sala de aula: uma proposta de intervenção direcionada ao 2° e 3° ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Oscar Galvão. 2024. 72 f. Monografia (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Centro de Estudos Superiores de Pedreiras, Universidade Estadual do Maranhão, Pedreiras-MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4788pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4788-
dc.description.abstractThis research presents na intervention proposal involving the teaching of grammar from a linguistic analysis perspective for 2nd and 3rd-year students at Centro de Ensino Oscar Galvão, Pedreiras-MA, in the afternoon shift. The study addresses the following problem: How can working with Linguistic Analysis contribute to the contextualized and reflective teaching of Grammar in 2nd and 3rd-year classes at Centro de Ensino Oscar Galvão? To find answers, the main objective was to investigate how Linguistic Analysis can aid in teaching Grammar in a contextualized and reflective manner for these classes. The research was grounded in various sources, including works by Antunes (2014), Mendonça (2006), Fanchi (1991), Costa-Hübes & Pereira (2021), Martinet (1979), Menegassi (2021), Faraco (2009), Guimarães (2013), Benveniste (1979), Abreu (2022), Silva (2019), Azevedo (2003), Geraldi (2011), Bagno (2011), and BNCC (2017). Action research was the chosen methodology. The study analyzed four questions from the books *Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso* and *Português: Contexto, Interlocução e Sentido*, which were applied to the classes, followed by the students’ responses. Results showed that questions incorporating linguistic analysis were explored more reflectively by students, whereas purely grammatical questions were less engaged with and often left unanswered. This research demonstrates how linguistic analysis practically contributes to teaching methods and its necessity in the classroompt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectAnálise Linguísticapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectCentro de Ensino Oscar Galvão- Pedreiras/MApt_BR
dc.subjectGrammarpt_BR
dc.subjectLinguistic Analysispt_BR
dc.subjectHigh Schoolpt_BR
dc.subjectOscar Galvão Teaching Center - Pedreiras/MApt_BR
dc.titleAnálise linguística e ensino de gramática em sala de aula: uma proposta de intervenção direcionada ao 2° e 3° ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Oscar Galvãopt_BR
dc.title.alternativeLinguistic analysis and grammar teaching in the classroom: an intervention proposal aimed at the 2nd and 3rd year of high school at the Oscar Galvão Teaching Centerpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Florêncio, Deymika de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5914310379666721pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Jackeline Carneiro de-
dc.contributor.referee2Santos, Anny Gabrielly Araújo dos-
dc.description.resumoA presente pesquisa apresenta uma proposta de intervenção, que consiste no ensino de gramática em sala de aula, a partir de uma perspectiva de análise linguística para alunos do 2° e 3º do Centro de Ensino Oscar Galvão no turno vespertino, de Pedreiras-MA. O trabalho partiu do seguinte problema: de que maneira o trabalho com Análise Linguística pode contribuir para o ensino de Gramática, de forma contextualizada e reflexiva em turmas 2° e 3° ano do Centro de Ensino Oscar Galvão? Em busca de respostas, tomamos como objetivo geral investigar como o trabalho com Análise Linguística pode contribuir para o ensino de Gramática de forma contextualizada e reflexiva em turmas de 2° e 3° ano do Centro de Ensino Oscar Galvão. Para tanto, nos baseamos Antunes (2014), Mendonça, (2006), Fanchi (1991), Mendonça (2006), Costa-Hübes; Pereira (2021), Martinet (1979), Menegassi (2021), Faraco (2009), Guimarães (2013), Benveniste (1979), Abreu (2022), Silva (2019), Azevedo (2003), Geraldi (2011), Bagno (2011) e a BNCC (2017), entre outros. Como tipo de pesquisa, adotamos a pesquisa-ação. Realizamos a análise de quatros de questões do Livro Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso e do livro Português: contexto, interlocução e sentido, aplicadas com as turmas, seguidas das respostas dos alunos. Dentre os resultados, destacamos que as questões que possuíam a prática de análise linguística foram as questões que os alunos conseguiram explorar de maneira reflexiva, enquanto as questões com foco gramatical não foram exploradas pelos alunos e algumas nem se quer foram respondidas. Essa pesquisa expõe, na prática, a maneira como a análise linguística contribui com as formas de ensino e como ela é uma ação necessária em sala de aulapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Pedreiraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Pedreiras UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MAIARA CRISTINA PEREIRA DA SILVA - LICENCIATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA - PEDREIRAS UEMA 2024.pdfPDF A2.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.