Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4783
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santana, Lázaro Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-14T21:23:51Z | - |
dc.date.available | 2025-05-14 | - |
dc.date.available | 2025-05-14T21:23:51Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-24 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Lázaro Gomes. A importância da gestão escolar para a qualidade da educação. 2023. XXf. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Timon, Universidade Estadual do Maranhão, Timon-MA, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4783 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4783 | - |
dc.description.abstract | The importance of school management for the quality of education is a widely discussed and researched topic. School management plays a fundamental role in the organization, administration and direction of schools, directly impacting the quality of teaching and learning. The central problem of this research is to understand how school management influences the quality of education in public schools in Timon-MA. The overall objective is to present a study that characterizes elementary schools from 1st to 5th grade in the municipality of Maranhão, from the perspective of participatory management. And it has the following specific objectives: to identify the main school management practices that contribute to improving the quality of education, to analyze the challenges faced by school managers in the pursuit of quality, and to assess the impact of participatory management on the quality of education. The methodology used consists of interviews and case studies with school managers. Data collection will be carried out through questionnaires and semi-structured interviews, thus allowing an in-depth analysis of management practices adopted by schools and their impact on the quality of education. From the results obtained, it is concluded that school management plays a fundamental role in the quality of education. Participatory management, based on transparency, dialogue and involvement of all educational actors, proved to be an effective practice in the pursuit of quality. School managers face several challenges, such as lack of resources and inadequate structure, which can negatively impact the quality of education. It was found that there is still much to be done in this regard. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | School management | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning process | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de ensino | pt_BR |
dc.subject | Quality of teaching | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject | Public schools | pt_BR |
dc.subject | Gestão participativa | pt_BR |
dc.subject | Participative management | pt_BR |
dc.subject | Desafios - educação | pt_BR |
dc.subject | Challenges - education | pt_BR |
dc.title | Aimportância da gestão escolar para a qualidade da educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Campos, Francisca das Chagas Lopes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8637238139206756 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Damasceno, Patrícia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8741874717254850 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Haede Gomes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6990998861991826 | pt_BR |
dc.description.resumo | A importância da gestão escolar para a qualidade da educação é um tema amplamente discutido e pesquisado. A gestão escolar desempenha um papel fundamental na organização, administração e direção das escolas, impactando diretamente na qualidade do ensino e aprendizagem. O problema central dessa pesquisa é compreender de que forma a gestão escolar influencia a qualidade da educação de escolas públicas em Timon-MA. O objetivo geral é apresentar um estudo que caracterizasse as escolas de Ensino fundamental de 1° ao 5° ano do município maranhense, na perspectiva da gestão participativa. E tem como objetivos específicos: identificar as principais práticas de gestão escolar que contribuem para a melhoria da qualidade da educação, analisar os desafios enfrentados pelos gestores escolares na busca pela qualidade, e avaliar o impacto da gestão participativa na qualidade da educação. A metodologia utilizada consiste em entrevistas e estudos de caso com gestores escolares. A coleta de dados será realizada por meio de questionários e entrevistas semi estruturadas, permitindo assim uma análise aprofundada das práticas de gestão adotadas pelas escolas e seu impacto na qualidade da educação. A partir dos resultados obtidos, conclui-se que a gestão escolar desempenha um papel fundamental na qualidade da educação. A gestão participativa, pautada na transparência, diálogo e envolvimento de todos os atores educacionais, demonstrou ser uma prática eficaz na busca pela qualidade. Os gestores escolares enfrentam diversos desafios, como falta de recursos e estrutura inadequada, que podem impactar negativamente na qualidade da educação. Verificou-se que ainda há muito a ser realizado nesse sentido. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Timon | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia CESTI UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LÁZARO GOMES SANTANA.pdf | 586.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.