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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4764
Título: | Letrar e alfabetizar na dimensão da ludicidade: sugestões pedagógicas |
Autor(es): | Moraes, Gisele Marques Nogueira, Ivanilde Santos, Jessica de Sousa |
Orientador: | Nogueira, Ivanilde |
Membro da Banca: | Nunes, Regina Celi Carvalho |
Membro da Banca: | Mendes, Waldelice Maria Ramos |
Data do documento: | 2024-10-08 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo examinar os fundamentos do processo da alfabetização e letramento no contexto do lúdico, visando propor atividades de jogos e brincadeiras que favoreçam a melhoria da leitura e da escrita no 2° ano do Ensino Fundamental. Parte do pressuposto de que a alfabetização e o letramento com as práticas lúdicas propiciam maior desenvolvimento da leitura e da escrita, haja vista que os jogos e as brincadeiras são atrativos e exercem funções lógicas, afetivas e sociais. Fundamenta nos estudos de CoriaSabini e Lucena (2012), Magda Soares (2017), (2020); Molys (2002) TizukoMorchida Kishimoto (2011) dentre outros. Adota como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo realizada na escola Municipal Benedito SabbakThomé. Apresenta nos resultados e discussões que atividades pedagógicas que utilizam a ludicidade como aspecto facilitador para o processo de ensino aprendizagem, obtêm a participação voluntária dos alunos pois promove interações atentas, fáceis e direcionadas. O principal resultado da pesquisa é que o lúdico faz a ponte com o educativo e promove a aquisição da leitura e da escrita, razão pela qual deve-se assegurá-lo como ação dirigida na alfabetização e letramento. |
Resumo: | This study aims to examine the foundations of the literacy and literacy process in the context of play, aiming to propose game and play activities that favor the improvement of reading and writing in the 2nd year of Elementary School. It is based on the assumption that literacy and literacy with playful practices provide greater development of reading and writing, given that games and play are attractive and perform logical, affective and social functions. It is based on the studies of Coria-Sabini and Lucena (2012), Magda Soares (2017), (2020); Molys (2002) TizukoMorchida Kishimoto (2011) among others. It adopts as methodological procedures the bibliographical research and the field research carried out at the Benedito Sabbak Thomé Municipal School. The results and discussions show that pedagogical activities that use playfulness as a facilitating aspect for the teaching-learning process obtain the voluntary participation of students because they promote attentive, easy and directed interactions. The main result of the research is that playfulness bridges the gap with education and promotes the acquisition of reading and writing, which is why it should be ensured as a directed action in literacy and literacy. |
Palavras-chave: | Afetividade Educação infantil Prática pedagógica Desenvolvimento infantil Aprendizagem Relação professor-aluno Interação Interação e escola Psicologia educacional Ambiente escolar Acolhimento Desenvolvimento cognitivo Teoria de Wallon Teoria de Vygotsky Educação humanizada Inclusão Planejamento pedagógico Papel do educador Alfabetização Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) Decreto nº 6.094/2007 Letramento Construtivismo Sociointeracionismo Escola Municipal Benedito Sabbak Thomé Santa Inês-MA Jogos escolares |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Santa Inês UEMA Monografias |
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