Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4764
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoraes, Gisele Marques-
dc.creatorNogueira, Ivanilde-
dc.creatorSantos, Jessica de Sousa-
dc.date.accessioned2025-05-13T01:00:46Z-
dc.date.available2025-05-12-
dc.date.available2025-05-13T01:00:46Z-
dc.date.issued2024-10-08-
dc.identifier.citationMORAES, Gisele Marques. NOGUEIRA, Ivanilde; SANTOS, Jessica de Sousa. Letrar e alfabetizar na dimensão da ludicidade: sugestões pedagógicas. 2024. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Santa Inês, Universidade Estadual do Maranhão, Santa Inês - MA, 2024. Disponível em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4764-
dc.description.abstractThis study aims to examine the foundations of the literacy and literacy process in the context of play, aiming to propose game and play activities that favor the improvement of reading and writing in the 2nd year of Elementary School. It is based on the assumption that literacy and literacy with playful practices provide greater development of reading and writing, given that games and play are attractive and perform logical, affective and social functions. It is based on the studies of Coria-Sabini and Lucena (2012), Magda Soares (2017), (2020); Molys (2002) TizukoMorchida Kishimoto (2011) among others. It adopts as methodological procedures the bibliographical research and the field research carried out at the Benedito Sabbak Thomé Municipal School. The results and discussions show that pedagogical activities that use playfulness as a facilitating aspect for the teaching-learning process obtain the voluntary participation of students because they promote attentive, easy and directed interactions. The main result of the research is that playfulness bridges the gap with education and promotes the acquisition of reading and writing, which is why it should be ensured as a directed action in literacy and literacy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectInteração e escolapt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectAcolhimentopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectTeoria de Wallonpt_BR
dc.subjectTeoria de Vygotskypt_BR
dc.subjectEducação humanizadapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPlanejamento pedagógicopt_BR
dc.subjectPapel do educadorpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectSistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)pt_BR
dc.subjectDecreto nº 6.094/2007pt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectSociointeracionismopt_BR
dc.subjectEscola Municipal Benedito Sabbak Thomépt_BR
dc.subjectSanta Inês-MApt_BR
dc.subjectJogos escolarespt_BR
dc.titleLetrar e alfabetizar na dimensão da ludicidade: sugestões pedagógicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6652570906995865pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7625631500266768-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3948948465098342-
dc.contributor.advisor1Nogueira, Ivanilde-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7625631500266768pt_BR
dc.contributor.advisor2Santos, Jessica de Sousa-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3948948465098342pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Regina Celi Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2641920147797524pt_BR
dc.contributor.referee2Mendes, Waldelice Maria Ramos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7522722088709328pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo examinar os fundamentos do processo da alfabetização e letramento no contexto do lúdico, visando propor atividades de jogos e brincadeiras que favoreçam a melhoria da leitura e da escrita no 2° ano do Ensino Fundamental. Parte do pressuposto de que a alfabetização e o letramento com as práticas lúdicas propiciam maior desenvolvimento da leitura e da escrita, haja vista que os jogos e as brincadeiras são atrativos e exercem funções lógicas, afetivas e sociais. Fundamenta nos estudos de CoriaSabini e Lucena (2012), Magda Soares (2017), (2020); Molys (2002) TizukoMorchida Kishimoto (2011) dentre outros. Adota como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo realizada na escola Municipal Benedito SabbakThomé. Apresenta nos resultados e discussões que atividades pedagógicas que utilizam a ludicidade como aspecto facilitador para o processo de ensino aprendizagem, obtêm a participação voluntária dos alunos pois promove interações atentas, fáceis e direcionadas. O principal resultado da pesquisa é que o lúdico faz a ponte com o educativo e promove a aquisição da leitura e da escrita, razão pela qual deve-se assegurá-lo como ação dirigida na alfabetização e letramento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santa Inêspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqPedagogiapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Santa Inês UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_GISELE MARQUES MORAES_UEMA PEDAGOGIA_SANTA INES_2024.1-PDFA.pdfPDFA746.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.