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Título: Educação especial e o processo de inclusão na escola indígena: uma experiência no Centro de Educação Escolar Indígena Januária
Autor(es): Costa, Caetano José Almeida da
Guajajara, Elkivânea Costa
Amorim, Marta Cristina
Orientador: Nunes, Daniela de Fátima Ferraro
Membro da Banca: Abreu, Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante
Membro da Banca: Fahd, Wilma Cristina Bernardo
Data do documento: 2024-09-30
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho trata-se de um projeto de intervenção pedagógica, desenvolvido com pais de alunos com deficiência da aldeia Januária, Terra Indígena Rio Pindaré, município de Bom Jardim – MA. Esse projeto teve como princípio orientador o pressuposto da inclusão, onde propomos contribuir para a sensibilização dos pais sobre o direito a educação que seus filhos com deficiência possuem, enfatizando a importância da participação da família no processo de desenvolvimento de seus filhos. O referencial teórico teve como base a história da educação indígena brasileira, o histórico processo da educação especial e as leis que a regem, bem como uma breve análise da visão cultural dos indígenas, em especial os Tenetehar Guajajaras da Terra Indígena Rio Pindaré, sobre a deficiência. O projeto teve como metodologia a pesquisa de campo e uma pesquisa ação, com ida a escola indígena, aplicação de questionários com os pais e uma culminância, onde um seminário e oficinas foram ofertadas para os pais e/ou responsáveis das crianças com deficiência, bem como para toda a comunidade escolar afim de cumprir nosso principal objetivo, que foi o de sensibilizar os pais das crianças com deficiência sobre a importância da participação deles no processo de ensino-aprendizagem dos seus filhos.
Resumo: The present work is an intervention project, developed with parents of students with disabilities from the Januária village, Rio Pindaré Indigenous Land, municipality of Bom Jardim – MA. This project had as its guiding principle the idea of inclusion, where we propose to contribute to raising awareness among parents about the right to education that their disabled children have, and the importance of family participation in their development process. The theoretical framework was based on the history of Brazilian indigenous education, the historical process of special education and the laws that govern it, as well as a brief analysis of the cultural vision of indigenous people, especially the Guajajaras, on disability. The project's methodology was field research, with a trip to an indigenous school, application of questionnaires with the apis and a culmination, where a seminar and workshops were offered to these parents and/or guardians of children with disabilities, as well as to the entire school community.
Palavras-chave: Educação especial
Inclusão
Inclusão escolar
Crianças com deficiência
Tenetehar Guajajara
Intervenção pedagógica
Pesquisa campo
Inclusão em Escolas Indígenas
Centro de Educação Escolar Indígena Aldeia Januária
Bom Jardim-MA
Vida escolar
Educação indígena
Identidade dos povos indígenas
Diversidade cultural
Educação escolar indígena
Povos originários
Fundação Nacional do Índio (FUNAI)
Estatuto do índio
Aldeia Januária
Terra Indígena Rio Pindaré
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Santa Inês UEMA Monografias

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