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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Caetano José Almeida da-
dc.creatorGuajajara, Elkivânea Costa-
dc.creatorAmorim, Marta Cristina-
dc.date.accessioned2025-05-12T22:58:00Z-
dc.date.available2025-05-12-
dc.date.available2025-05-12T22:58:00Z-
dc.date.issued2024-09-30-
dc.identifier.citationCOSTA, Caetano José Almeida da; GUAJAJARA, Elkivânea Costa; AMORIM, Marta Cristina. Educação especial e o processo de inclusão na escola indígena: uma experiência no Centro de Educação Escolar Indígena Januária. 2024. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Santa Inês, Universidade Estadual do Maranhão, Santa Inês - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4763pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4763-
dc.description.abstractThe present work is an intervention project, developed with parents of students with disabilities from the Januária village, Rio Pindaré Indigenous Land, municipality of Bom Jardim – MA. This project had as its guiding principle the idea of inclusion, where we propose to contribute to raising awareness among parents about the right to education that their disabled children have, and the importance of family participation in their development process. The theoretical framework was based on the history of Brazilian indigenous education, the historical process of special education and the laws that govern it, as well as a brief analysis of the cultural vision of indigenous people, especially the Guajajaras, on disability. The project's methodology was field research, with a trip to an indigenous school, application of questionnaires with the apis and a culmination, where a seminar and workshops were offered to these parents and/or guardians of children with disabilities, as well as to the entire school community.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectCrianças com deficiênciapt_BR
dc.subjectTenetehar Guajajarapt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subjectPesquisa campopt_BR
dc.subjectInclusão em Escolas Indígenaspt_BR
dc.subjectCentro de Educação Escolar Indígena Aldeia Januáriapt_BR
dc.subjectBom Jardim-MApt_BR
dc.subjectVida escolarpt_BR
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectIdentidade dos povos indígenaspt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
dc.subjectPovos origináriospt_BR
dc.subjectFundação Nacional do Índio (FUNAI)pt_BR
dc.subjectEstatuto do índiopt_BR
dc.subjectAldeia Januáriapt_BR
dc.subjectTerra Indígena Rio Pindarépt_BR
dc.titleEducação especial e o processo de inclusão na escola indígena: uma experiência no Centro de Educação Escolar Indígena Januáriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteslattes.cnpq.br/2341750030135514pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0288052702611073-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6492535277945109-
dc.contributor.advisor1Nunes, Daniela de Fátima Ferraro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2971635839899544pt_BR
dc.contributor.referee1Abreu, Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0231425678874513pt_BR
dc.contributor.referee2Fahd, Wilma Cristina Bernardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5910509015331756pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de um projeto de intervenção pedagógica, desenvolvido com pais de alunos com deficiência da aldeia Januária, Terra Indígena Rio Pindaré, município de Bom Jardim – MA. Esse projeto teve como princípio orientador o pressuposto da inclusão, onde propomos contribuir para a sensibilização dos pais sobre o direito a educação que seus filhos com deficiência possuem, enfatizando a importância da participação da família no processo de desenvolvimento de seus filhos. O referencial teórico teve como base a história da educação indígena brasileira, o histórico processo da educação especial e as leis que a regem, bem como uma breve análise da visão cultural dos indígenas, em especial os Tenetehar Guajajaras da Terra Indígena Rio Pindaré, sobre a deficiência. O projeto teve como metodologia a pesquisa de campo e uma pesquisa ação, com ida a escola indígena, aplicação de questionários com os pais e uma culminância, onde um seminário e oficinas foram ofertadas para os pais e/ou responsáveis das crianças com deficiência, bem como para toda a comunidade escolar afim de cumprir nosso principal objetivo, que foi o de sensibilizar os pais das crianças com deficiência sobre a importância da participação deles no processo de ensino-aprendizagem dos seus filhos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santa Inêspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqPedagogiapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Santa Inês UEMA Monografias

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