Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4763
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Caetano José Almeida da | - |
dc.creator | Guajajara, Elkivânea Costa | - |
dc.creator | Amorim, Marta Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-12T22:58:00Z | - |
dc.date.available | 2025-05-12 | - |
dc.date.available | 2025-05-12T22:58:00Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-30 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Caetano José Almeida da; GUAJAJARA, Elkivânea Costa; AMORIM, Marta Cristina. Educação especial e o processo de inclusão na escola indígena: uma experiência no Centro de Educação Escolar Indígena Januária. 2024. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Santa Inês, Universidade Estadual do Maranhão, Santa Inês - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4763 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4763 | - |
dc.description.abstract | The present work is an intervention project, developed with parents of students with disabilities from the Januária village, Rio Pindaré Indigenous Land, municipality of Bom Jardim – MA. This project had as its guiding principle the idea of inclusion, where we propose to contribute to raising awareness among parents about the right to education that their disabled children have, and the importance of family participation in their development process. The theoretical framework was based on the history of Brazilian indigenous education, the historical process of special education and the laws that govern it, as well as a brief analysis of the cultural vision of indigenous people, especially the Guajajaras, on disability. The project's methodology was field research, with a trip to an indigenous school, application of questionnaires with the apis and a culmination, where a seminar and workshops were offered to these parents and/or guardians of children with disabilities, as well as to the entire school community. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Crianças com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Tenetehar Guajajara | pt_BR |
dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa campo | pt_BR |
dc.subject | Inclusão em Escolas Indígenas | pt_BR |
dc.subject | Centro de Educação Escolar Indígena Aldeia Januária | pt_BR |
dc.subject | Bom Jardim-MA | pt_BR |
dc.subject | Vida escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação indígena | pt_BR |
dc.subject | Identidade dos povos indígenas | pt_BR |
dc.subject | Diversidade cultural | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar indígena | pt_BR |
dc.subject | Povos originários | pt_BR |
dc.subject | Fundação Nacional do Índio (FUNAI) | pt_BR |
dc.subject | Estatuto do índio | pt_BR |
dc.subject | Aldeia Januária | pt_BR |
dc.subject | Terra Indígena Rio Pindaré | pt_BR |
dc.title | Educação especial e o processo de inclusão na escola indígena: uma experiência no Centro de Educação Escolar Indígena Januária | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | lattes.cnpq.br/2341750030135514 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0288052702611073 | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6492535277945109 | - |
dc.contributor.advisor1 | Nunes, Daniela de Fátima Ferraro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2971635839899544 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Abreu, Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0231425678874513 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fahd, Wilma Cristina Bernardo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5910509015331756 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho trata-se de um projeto de intervenção pedagógica, desenvolvido com pais de alunos com deficiência da aldeia Januária, Terra Indígena Rio Pindaré, município de Bom Jardim – MA. Esse projeto teve como princípio orientador o pressuposto da inclusão, onde propomos contribuir para a sensibilização dos pais sobre o direito a educação que seus filhos com deficiência possuem, enfatizando a importância da participação da família no processo de desenvolvimento de seus filhos. O referencial teórico teve como base a história da educação indígena brasileira, o histórico processo da educação especial e as leis que a regem, bem como uma breve análise da visão cultural dos indígenas, em especial os Tenetehar Guajajaras da Terra Indígena Rio Pindaré, sobre a deficiência. O projeto teve como metodologia a pesquisa de campo e uma pesquisa ação, com ida a escola indígena, aplicação de questionários com os pais e uma culminância, onde um seminário e oficinas foram ofertadas para os pais e/ou responsáveis das crianças com deficiência, bem como para toda a comunidade escolar afim de cumprir nosso principal objetivo, que foi o de sensibilizar os pais das crianças com deficiência sobre a importância da participação deles no processo de ensino-aprendizagem dos seus filhos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Santa Inês | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Santa Inês UEMA Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_CAETANO JOSE ALMEIDA DA COSTA_UEMA PEDAGOGIA_SANTA INES-PDFA.pdf | PDFA | 519.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.