Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4752
Título: Ensaio Sobre a Cegueira: o papel da metáfora como crítica social
Título(s) alternativo(s): Essay on Blindness: The Role of Metaphor as Social Criticism
Autor(es): Sousa, Débora Rozane da Silva Beserra de
Orientador: Silva, Francinaldo Pereira da
Membro da Banca: Oliveira, Evelta Santos de
Membro da Banca: Florêncio, Deymika de Carvalho
Data do documento: 2024-07-30
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a obra Ensaio Sobre a Cegueira do escritor português José Saramago (1995) com o foco principal de examinar a metáfora presente na obra como crítica social. Inicialmente, discorre-se sobre a metáfora e a sua relação com a literatura, abordando as teorias da metáfora incluindo a metáfora tradicional e a metáfora conceptual, bem como seus efeitos de sentidos, utilizando como base teórica Lakoff, Johnson (2002), Ferrarezi (2008) e Borges (2000) . Em seguida, a biografia de José Saramago é apresentada, com embasamento no livro de José Marque (2010), além de suas obras e fortuna crítica. Posteriormente, a análise do livro é realizada, com foco nas metáforas existentes e na forma como o autor utiliza como crítica social, aprofundando questões éticas. O presente trabalho buscar investigar a maneira como a obra retrata a metáfora da cegueira para simbolizar a desumanização da sociedade, gerando uma reflexão crítica sobre questões sociais presente no livro. Ao longo dos estudos foi possível notar que a obra apesar de ser ficcional reflete sobre a realidade da sociedade contemporânea. A obra de Saramago mostra como a metáfora tem o papel valioso no exercício da crítica social ampliando a visão de aspectos da obra em análise.
Resumo: The present work aims to analyze the work Ensaio Sobre a Cegueira by Portuguese writer José Saramago (1995) with the main focus of examining the metaphor present in the work as social criticism. Initially, metaphor and its relationship with literature are discussed, addressing metaphor theories including traditional metaphor and conceptual metaphor, as well as their effects on meanings, using Lakoff, Johnson (2002) and Tuner (2002) , Ferrarezi (2008) and Borges (2000). Next, José Saramago's biography is presented, based on José Marque's book (2010), in addition to his works and critical fortune. Subsequently, the book is analyzed, focusing on existing metaphors and the way the author uses them as social criticism, delving deeper into ethical issues. The present work seeks to investigate the way in which the work portrays the metaphor of blindness to symbolize the dehumanization of society, generating a critical reflection on social issues present in the book. Throughout the studies, it was possible to notice that the work, despite being fictional, reflects on the reality of contemporary society. Saramago's work shows how metaphor plays a valuable role in the exercise of social criticism, expanding the view of aspects of the work under analysis.
Palavras-chave: Literatura portuguesa
José Saramago - crítica e interpretação
Ensaio Sobre a Cegueira - José Saramago
Metáfora
Crítica social
Desumanização da sociedade
Teorias da metáfora
Metáfora tradicional
Metáfora conceptual
Escritores portugueses - José Saramago
Crítica literária - Ensaio Sobre a Cegueira
Romance português
Portuguese literature
José Saramago - criticism and interpretation
Blindness - José Saramago
Metaphor
Social criticism
Dehumanization of society
Theories of metaphor
Traditional metaphor
Conceptual metaphor
Portuguese writers - José Saramago
Literary criticism - Blindness
Portuguese novel
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa – Pedreiras UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - DÉBORA ROZANE DA SILVA BESERRA DE SOUSA - LIC. EM LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA - PEDREIRA UEMA 2024.pdfPDF A302.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.