Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4733
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorApolina, Beatriz da Silva-
dc.date.accessioned2025-04-30T23:00:46Z-
dc.date.available2025-04-30-
dc.date.available2025-04-30T23:00:46Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.identifier.citationApolina, Beatriz da Silva. Planejamento educacional e escolar sob a ótica dos professores: o plano de aula no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 93f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Santa Inês, Universidade Estadual do Maranhão, Santa Inês - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4733pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4733-
dc.description.abstractThe research sought to investigate, from the perspective of teachers, the conceptions about educational and school planning and the possible implications of planning in pedagogical practice and in the effective teaching-learning process. The theme is described mainly, among other authors, from the perspective of Vasconcellos (2010), who divides planning into two large blocks, namely: educational planning and school planning, which comprise parts that are interconnected to form a whole with the aim of meeting educational needs at a national level until reaching the classroom. Through this investigation, it was possible to observe that there is still a gap between the legal prerogatives and the pedagogical practice of teachers, aspects that lead to discussions and reflections on critical actions regarding the elaboration of planning and lesson plans and their implications in the teaching-learning processpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento escolarpt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicas - Professorpt_BR
dc.subjectPlanos de aulapt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectPlanejamento Nacional de Educaçãopt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógico (PPP)pt_BR
dc.subjectPlano de aula - aprendizagem dos alunopt_BR
dc.subjectTipos de escolaspt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEscola privadapt_BR
dc.subjectGestores públicospt_BR
dc.subjectGestores privadaspt_BR
dc.subjectRedes de ensinopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.subjectPesquisa de campopt_BR
dc.subjectLei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB)pt_BR
dc.subjectPrimeiro Plano Nacional de Educaçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento curricularpt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s)pt_BR
dc.titlePlanejamento educacional e escolar sob a ótica dos professores: o plano de aula no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/37 19751178655197pt_BR
dc.contributor.advisor1Abreu, Lucenilda Sueli Mendes Cavalcante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0231425678874513pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes , Daniela De Fátima Ferraro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2971635839899544pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa buscou investigar sob a perspectiva dos professores as concepções sobre planejamento educacional e escolar e as possíveis implicações do planejamento na prática pedagógica e no processo efetivo de ensino-aprendizagem. A temática é descrita principalmente, além de outros autores, sob a visão de Vasconcellos (2010), que vai dividir o planejamento em dois grandes blocos, a saber: planejamento educacional e planejamento escolar, os mesmos compõem partes que se interligam para forma um todo com o fim de atenda desde as necessidades educacionais em nível nacional até chegar à sala de aula. Por meio dessa investigação foi possível observar que ainda há um distanciamento entre as prerrogativas legais e a prática pedagógica dos professores, aspectos que remetem a discussões e reflexões sobre ações críticas frente à elaboração dos planejamentos e planos de aula e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santa Inêspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqPedagogiapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Santa Inês UEMA Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_BEATRIZ DA SILVA APOLINA_PEDAGOGIA UEMA_2024.2 - PDFA.pdfPDFA1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.