Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4727
Título: | O Papel da psicomotricidade no desenvolvimento motor de crianças na educação infantil: uma revisão sistemática |
Título(s) alternativo(s): | The Role of Psychomotricity in the Motor Development of Children in Early Childhood Education: a Systematic Review |
Autor(es): | Sousa, Maria da Conceição Carvalho de |
Orientador: | Dutra Junior, Enéas de Freitas |
Membro da Banca: | Sousa, Cândida Josélia de |
Membro da Banca: | Macêdo, Tâmyack Alves de |
Data do documento: | 2024-04 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A educação física é compreendida como uma área de conhecimento que apresenta grande relevância social, uma vez que explora os movimentos e a expressão corporal, resultando em diversos benefícios para a saúde humana, melhorando a qualidade de vida e ampliando o bem estar dos sujeitos. Ao longo do processo de ensino, é preciso que os profissionais adotem metodologias e recursos didáticos que contribuam para o desenvolvimento psicomotor das crianças. Considerando isso, a psicomotricidade está relacionada à realização de atividades que estimulem os aspectos físico, mental, emocional, sociocultural e cognitivo das crianças. O estudo teve como objetivo geral: analisar o papel da psicomotricidade para o desenvolvimento motor de crianças na educação infantil. Por sua vez, os objetivos específicos foram: identificar os principais conceitos e abordagens teóricas relacionadas à psicomotricidade aplicadas à educação infantil e avaliar as metodologias e estratégias pedagógicas empregadas em contextos escolares para integrar as atividades psicomotoras no cotidiano da educação infantil. A metodologia utilizada foi uma Revisão Sistemática. Como fonte de dados, utilizou- se a literatura produzida sobre a temática: Psicomotricidade, Desenvolvimento Motor, Educação Infantil. Os critérios de inclusão adotados foram: artigos publicados a partir de 2022, em língua portuguesa e as publicações deveriam ser em revistas indexadas. Excluiu-se as publicações em forma de resumos. As bases de dados utilizadas foram Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME -LILACS). Foram encontrados 38 trabalhos. Iniciou-se com a leitura dos títulos e resumos, para a verificação da relação com o tema de interesse da presente pesquisa: Psicomotricidade, Desenvolvimento Motor, Educação Infantil. Dessa forma, selecionou-se os trabalhos que abordassem, de forma direta, a relação da psicomotricidade no desenvolvimento motor de crianças na educação infantil, sendo, portanto, excluídos os que se referiam à psicomotricidade associada a outros temas. Assim, do montante de trabalhos encontrados, apenas 09 estavam de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Conclui-se que há pouca aplicação dos aspectos psicomotores na alfabetização, contribuindo para atrasos no desenvolvimento infantil, reflexo de lacunas na formação docente. Reitera-se a necessidade de práticas pedagógicas que integrem a Psicomotricidade, promovendo o desenvolvimento integral e prevenindo dificuldades de aprendizagem |
Resumo: | Physical education is understood as an area of knowledge that has great social relevance, since it explores movements and body expression, resulting in several benefits for human health, improving the quality of life and expanding the well-being of individuals. Throughout the teaching process, professionals must adopt methodologies and teaching resources that contribute to the psychomotor development of children. Considering this, psychomotricity is related to the performance of activities that stimulate the physical, mental, emotional, sociocultural and cognitive aspects of children. The study had as its general objective: to analyze the role of psychomotricity for the motor development of children in early childhood education. In turn, the specific objectives were: to identify the main concepts and theoretical approaches related to psychomotricity applied to early childhood education and to evaluate the methodologies and pedagogical strategies used in school contexts to integrate psychomotor activities into the daily routine of early childhood education. The methodology used was a Systematic Review. As a data source, the literature produced on the theme: Psychomotricity, Motor Development, Early Childhood Education was used. The inclusion criteria adopted were: articles published from 2022 onwards, in Portuguese, and publications should be in indexed journals. Publications in the form of abstracts were excluded. The databases used were the Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) and the Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME-LILACS). Thirtyeight papers were found. The first step was to read the titles and abstracts to verify their relationship with the topic of interest of the present research: Psychomotricity, Motor Development, Early Childhood Education. Thus, the papers that directly addressed the relationship between psychomotricity and the motor development of children in early childhood education were selected, and those that referred to psychomotricity associated with other topics were excluded. Thus, of the amount of papers found, only 09 met the inclusion and exclusion criteria. It is concluded that there is little application of psychomotor aspects in literacy, contributing to delays in child development, reflecting gaps in teacher training. The need for pedagogical practices that integrate Psychomotricity is reiterated, promoting integral development and preventing learning difficulties |
Palavras-chave: | Educação física Educação infantil Psicomotricidade Desenvolvimento Motor Physical education Early childhood education Psychomotricity Motor Development |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Educação Física – São João dos Patos - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - MARIA DA CONCEIÇÃO CARVALHO DE SOUSA - EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA – SÃO JOÃO DOS PATOS UEMA 2024.pdf | PDF A | 216.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.