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dc.creatorSousa, Maria da Conceição Carvalho de-
dc.date.accessioned2025-04-30T13:25:37Z-
dc.date.available2025-04-30-
dc.date.available2025-04-30T13:25:37Z-
dc.date.issued2024-04-
dc.identifier.citationSOUSA, Maria da Conceição Carvalho de. O Papel da psicomotricidade no desenvolvimento motor de crianças na educação infantil: uma revisão sistemática. 2025. 22p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura) - Universidade Estadual do Maranhão. São João dos Patos, 2025. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4727pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4727-
dc.description.abstractPhysical education is understood as an area of knowledge that has great social relevance, since it explores movements and body expression, resulting in several benefits for human health, improving the quality of life and expanding the well-being of individuals. Throughout the teaching process, professionals must adopt methodologies and teaching resources that contribute to the psychomotor development of children. Considering this, psychomotricity is related to the performance of activities that stimulate the physical, mental, emotional, sociocultural and cognitive aspects of children. The study had as its general objective: to analyze the role of psychomotricity for the motor development of children in early childhood education. In turn, the specific objectives were: to identify the main concepts and theoretical approaches related to psychomotricity applied to early childhood education and to evaluate the methodologies and pedagogical strategies used in school contexts to integrate psychomotor activities into the daily routine of early childhood education. The methodology used was a Systematic Review. As a data source, the literature produced on the theme: Psychomotricity, Motor Development, Early Childhood Education was used. The inclusion criteria adopted were: articles published from 2022 onwards, in Portuguese, and publications should be in indexed journals. Publications in the form of abstracts were excluded. The databases used were the Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) and the Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME-LILACS). Thirtyeight papers were found. The first step was to read the titles and abstracts to verify their relationship with the topic of interest of the present research: Psychomotricity, Motor Development, Early Childhood Education. Thus, the papers that directly addressed the relationship between psychomotricity and the motor development of children in early childhood education were selected, and those that referred to psychomotricity associated with other topics were excluded. Thus, of the amount of papers found, only 09 met the inclusion and exclusion criteria. It is concluded that there is little application of psychomotor aspects in literacy, contributing to delays in child development, reflecting gaps in teacher training. The need for pedagogical practices that integrate Psychomotricity is reiterated, promoting integral development and preventing learning difficultiespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento Motorpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectPsychomotricitypt_BR
dc.subjectMotor Developmentpt_BR
dc.titleO Papel da psicomotricidade no desenvolvimento motor de crianças na educação infantil: uma revisão sistemáticapt_BR
dc.title.alternativeThe Role of Psychomotricity in the Motor Development of Children in Early Childhood Education: a Systematic Reviewpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Dutra Junior, Enéas de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0954602596859219pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Cândida Josélia de-
dc.contributor.referee2Macêdo, Tâmyack Alves de-
dc.description.resumoA educação física é compreendida como uma área de conhecimento que apresenta grande relevância social, uma vez que explora os movimentos e a expressão corporal, resultando em diversos benefícios para a saúde humana, melhorando a qualidade de vida e ampliando o bem estar dos sujeitos. Ao longo do processo de ensino, é preciso que os profissionais adotem metodologias e recursos didáticos que contribuam para o desenvolvimento psicomotor das crianças. Considerando isso, a psicomotricidade está relacionada à realização de atividades que estimulem os aspectos físico, mental, emocional, sociocultural e cognitivo das crianças. O estudo teve como objetivo geral: analisar o papel da psicomotricidade para o desenvolvimento motor de crianças na educação infantil. Por sua vez, os objetivos específicos foram: identificar os principais conceitos e abordagens teóricas relacionadas à psicomotricidade aplicadas à educação infantil e avaliar as metodologias e estratégias pedagógicas empregadas em contextos escolares para integrar as atividades psicomotoras no cotidiano da educação infantil. A metodologia utilizada foi uma Revisão Sistemática. Como fonte de dados, utilizou- se a literatura produzida sobre a temática: Psicomotricidade, Desenvolvimento Motor, Educação Infantil. Os critérios de inclusão adotados foram: artigos publicados a partir de 2022, em língua portuguesa e as publicações deveriam ser em revistas indexadas. Excluiu-se as publicações em forma de resumos. As bases de dados utilizadas foram Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME -LILACS). Foram encontrados 38 trabalhos. Iniciou-se com a leitura dos títulos e resumos, para a verificação da relação com o tema de interesse da presente pesquisa: Psicomotricidade, Desenvolvimento Motor, Educação Infantil. Dessa forma, selecionou-se os trabalhos que abordassem, de forma direta, a relação da psicomotricidade no desenvolvimento motor de crianças na educação infantil, sendo, portanto, excluídos os que se referiam à psicomotricidade associada a outros temas. Assim, do montante de trabalhos encontrados, apenas 09 estavam de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Conclui-se que há pouca aplicação dos aspectos psicomotores na alfabetização, contribuindo para atrasos no desenvolvimento infantil, reflexo de lacunas na formação docente. Reitera-se a necessidade de práticas pedagógicas que integrem a Psicomotricidade, promovendo o desenvolvimento integral e prevenindo dificuldades de aprendizagempt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São João dos Patospt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Educação Física – São João dos Patos - UEMA - Monografias

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