Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4714
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Igor Gabriel Ferreira-
dc.date.accessioned2025-04-28T13:24:59Z-
dc.date.available2025-04-28-
dc.date.available2025-04-28T13:24:59Z-
dc.date.issued2025-01-08-
dc.identifier.citationSILVA, Igor Gabriel Ferreira. Análise da Prática do Atletismo nas Aulas de Educação Física no Ensino Fundamental II do Município de São João dos Patos, MA. 2025. 36f. Artigo Científico (Licenciatura em Educação Física Licenciatura) – Universidade Estadual do Maranhão, Campus São João dos Patos (MA),2025. Disponível em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4714-
dc.description.abstractThe practice of athletics dates back to primitive times, when human beings, known as cavemen, used movements such as running, jumping and throwing to hunt, escape predators and look for food. These basic activities contributed to the development of fundamental motor skills, which are the essence of athletics. The present work aims to discover whether there is in fact the practice of athletics in elementary school II at schools in São João dos Patos 3 MA, aiming to highlight the cognitive and motor benefits that athletics brings to students; describe the frequency of athletics classes; report the difficulties in teaching the discipline of athletics in classes; carry out a survey of the infrastructure of schools for the practice of sport, discussing its importance and highlighting it as a basis for other sports. The study seeks to highlight the relevance of including athletics in the school curriculum, addressing both its physical benefits and its contribution to the integral education of students. For this, field research with a quantitative-qualitative approach will be used, applying questionnaires to physical education teachers. The objective is to diagnose how athletics has been taught in physical education classes and evaluate possible changes in teaching practice. This study, therefore, makes relevant contributions to the field of school physical education, proposing that athletics be more valued and integrated into classes, with the aim of offering students a complete and multidimensional trainingpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtletismopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectHabilidadespt_BR
dc.subjectAthleticspt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectElementary Educationpt_BR
dc.subjectSkillspt_BR
dc.titleAnálise da Prática do Atletismo nas Aulas de Educação Física no Ensino Fundamental II do Município de São João dos Patos, MApt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the Practice of Athletics in Physical Education Classes in Elementary School II in the Municipality of São João dos Patos, MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Anderson dos Santos-
dc.contributor.referee1Fernandes, Maria da Conceição Rodrigues Vasconcelos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7947459092185521pt_BR
dc.contributor.referee2Nolêto, Diandra Carvalho de Sá-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0954207265237970pt_BR
dc.description.resumoA prática do atletismo remonta aos tempos primitivos, quando os seres humanos, conhecidos como homens das cavernas, utilizavam movimentos como correr, saltar e lançar para caçar, fugir de predadores e buscar alimentos. Essas atividades básicas contribuíram para o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais, que são a essência do atletismo. O presente trabalho tem como objetivo descobrir se de fato existe a prática do atletismo no ensino fundamental II das escolas de São João dos patos 3 MA, visando destacar os benefícios cognitivos e motores que o atletismo traz para os alunos; descrever qual a periodicidade das aulas de atletismo; relatar as dificuldades para ministrar a disciplina atletismo nas aulas; fazer um levantamento da infraestrutura das escolas para a prática do esporte , discutindo sua importância e destacando-o como base para outras modalidades esportivas. O estudo busca ressaltar a relevância de inserir o atletismo no currículo escolar, abordando tanto seus benefícios físicos quanto sua contribuição para a formação integral dos alunos. Para isso, será utilizada uma pesquisa de campo com abordagem quanti-qualitativa, aplicando questionários aos professores de educação física. O objetivo é diagnosticar como o atletismo tem sido ensinado nas aulas de educação física e avaliar possíveis mudanças na prática docente. Este estudo, portanto, traz contribuições relevantes para o campo da educação física escolar, propondo que o atletismo seja mais valorizado e integrado às aulas, com o intuito de oferecer aos alunos uma formação completa e multidimensionalpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São João dos Patospt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Educação Física – São João dos Patos - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - IGOR GABRIEL FERREIRA SILVA - EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA – SÃO JOÃO DOS PATOS UEMA 2025.pdfPDF A886.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.