Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4713
Título: Letramento Matemático: Uma Proposta Pedagógica para o ensino de estatística e probabilidade nos anos finais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Mathematical Literacy: A Pedagogical Proposal for Teaching Statistics and Probability in the Final Years of Elementary School
Autor(es): Regert, Maria Amanda Araújo
Oliveira, Mayrane Feitosa de
Orientador: Barbosa, Mauro Guterres
Membro da Banca: Silva, Elvys Wagner Ferreira da
Membro da Banca: Morais, Elinaldo Coutinho
Data do documento: 2024-08-28
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo de apresentar uma proposta pedagógica de ensino da unidade temática <Probabilidade e Estatística com o Uso da Metodologia da Resolução de Problemas para Estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental=, sendo estes alunos do 9º ano de uma escola da rede pública estadual de ensino. Inicialmente, realizamos levantamento sobre pesquisas que abordam o letramento matemático. Para tanto, foi feito levantamento em Comunicações Científicas publicadas nos Anais do XIV do Encontro Nacional de Educação Matemática- ENEM, sobre o ensino de probabilidade e estatística nos Anos Finais do Ensino Fundamental. O método usado foi a pesquisa qualitativa e quantitativa, com objetivo de compreender como se dá a articulação envolvendo letramento matemático e objetos de conhecimento da unidade temática <Probabilidade e Estatística=. Nesse sentido, evidenciase como a metodologia da resolução de problemas e a educação matemática crítica em prol do letramento matemático se fez presente no ensino da unidade temática Probabilidade e Estatística. Sendo assim, concluímos que a resolução de problemas, como metodologia, contribui significamente para a aprendizagem matemática dos alunos, otimiza a forma de repassar o conteúdo, e deixa o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, uma vez que os alunos exercitam e aplicam os conhecimentos prévios e adquiridos nas aulas
Resumo: This research aims to present a pedagogical proposal for teaching the thematic unit <Probability and Statistics Using Problem-Solving Methodology for Students in the Final Years of Elementary School=, who are 9th grade students of a state public school. Initially, we conducted a survey on research that addresses mathematical literacy. To this end, a survey was conducted in Scientific Communications published in the Proceedings of the XIV National Meeting on Mathematics Education - ENEM, on the teaching of probability and statistics in the Final Years of Elementary School. The method used was qualitative and quantitative research, with the aim of understanding how the articulation involving mathematical literacy and objects of knowledge of the thematic unit <Probability and Statistics= occurs. In this sense, it is evident how the problem-solving methodology and critical mathematical education in favor of mathematical literacy were present in the teaching of the thematic unit Probability and Statistics. Therefore, we conclude that problem solving, as a methodology, contributes significantly to students' mathematical learning, optimizes the way of passing on content, and makes the teachinglearning process more dynamic, since students exercise and apply prior knowledge and knowledge acquired in classes
Palavras-chave: Probabilidade e Estatística
Letramento
Resolução de Problemas
Probability and Statistics
Literacy
Problem Solving
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Proposta Pedagógica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC – MARIA AMANDA ARAÚJO REGERT, MAYRANE FEITOSA DE OLIVEIRA – LIC. EM MATEMÁTICA – CECEN UEMA 2024 (2).pdfPDF A5.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.