Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4708
Título: O uso do role-playing game (RPG) como metodologia de ensino para grandezas e medidas na educação básica
Título(s) alternativo(s): The use of role-playing games (RPG) as a teaching methodology for quantities and measurements in basic education
Autor(es): Mendes, Rodrigo Jorge Paixão Pinheiro
Orientador: Barbosa, Mauro Guterres
Membro da Banca: Silva, Elvys Wagner Ferreira da
Membro da Banca: Morais, Elinaldo Coutinho
Data do documento: 2024-08-20
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso objetivou compreender como o Role-playing Game pode estar presente como Metodologia de Ensino sobre Grandezas e Medidas na Educação Básica. A pesquisa usa como base os jogos pedagógicos como elemento motivador do processo de ensino de Grandezas e Medidas dos alunos, intencionando a redução da rejeição ao componente curricular Matemática. Assim, após a realização de um estudo teórico, isto é, levantamento bibliográfico sobre o tema, e a análise qualitativa realizada sobre uma intervenção pedagógica elaborada pelo autor e a aplicada com estudantes do Ensino. Assim, após a construção de uma história de RPG para intervenção pedagógica e análise de sua contribuição para a aprendizagem, foi possível reconhecer que a Metodologia de Ensino, com o uso do RPG, pode promover a socialização, cooperação e resolução de problemas, alinhando-se às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e contribuindo para um ensino mais interativo e eficaz.
Resumo: This Undergraduate Thesis aimed to understand how Role-playing Games (RPG) can be utilized as a Teaching Methodology for Magnitudes and Measurements in Basic Education. The research is based on educational games as a motivating element in the process of teaching Magnitudes and Measurements to students, with the intention of reducing the aversion to the Mathematics curriculum component. Thus, after conducting a theoretical study, i.e., a literature review on the topic, and a qualitative analysis performed on a pedagogical intervention designed by the author and applied with High School students, it was possible to recognize that the Teaching Methodology using RPG can promote socialization, cooperation, and problem- solving. This approach aligns with the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC) and contributes to a more interactive and effective teaching process.
Palavras-chave: Ensino de matemática
Role-playng game - RPG
Proposta pedagógica - matemática
Metodologia de ensino - matemática
Ensino de grandezas - matemática
Jogos pedagógicos
Medidas - ensino
Grandezas e medidas - ensino
Mathematics teaching
Role-playing game - RPG
Pedagogical proposal - mathematics
Teaching methodology - mathematics
Teaching quantities - mathematics
Pedagogical games
Measurements - teaching
Quantities and measurements - teaching
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Proposta Pedagógica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROPOSTA PEDAGÓGICA – RODRIGO JORGE PAIXÃO PINHEIRO MENDES – LIC. EM MATEMÁTICA CECEN UEMA 2024.pdfPDF A9.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.