Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4708
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Mendes, Rodrigo Jorge Paixão Pinheiro | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-26T18:02:02Z | - |
dc.date.available | 2025-04-26 | - |
dc.date.available | 2025-04-26T18:02:02Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Rodrigo Jorge Paixão. O uso do role-playing game (RPG) como metodologia de ensino para grandezas e medidas na educação básica. 2024. 93f. Proposta Pedagógica (Licenciatura em Matemática) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4708 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4708 | - |
dc.description.abstract | This Undergraduate Thesis aimed to understand how Role-playing Games (RPG) can be utilized as a Teaching Methodology for Magnitudes and Measurements in Basic Education. The research is based on educational games as a motivating element in the process of teaching Magnitudes and Measurements to students, with the intention of reducing the aversion to the Mathematics curriculum component. Thus, after conducting a theoretical study, i.e., a literature review on the topic, and a qualitative analysis performed on a pedagogical intervention designed by the author and applied with High School students, it was possible to recognize that the Teaching Methodology using RPG can promote socialization, cooperation, and problem- solving. This approach aligns with the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC) and contributes to a more interactive and effective teaching process. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Role-playng game - RPG | pt_BR |
dc.subject | Proposta pedagógica - matemática | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino - matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino de grandezas - matemática | pt_BR |
dc.subject | Jogos pedagógicos | pt_BR |
dc.subject | Medidas - ensino | pt_BR |
dc.subject | Grandezas e medidas - ensino | pt_BR |
dc.subject | Mathematics teaching | pt_BR |
dc.subject | Role-playing game - RPG | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical proposal - mathematics | pt_BR |
dc.subject | Teaching methodology - mathematics | pt_BR |
dc.subject | Teaching quantities - mathematics | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical games | pt_BR |
dc.subject | Measurements - teaching | pt_BR |
dc.subject | Quantities and measurements - teaching | pt_BR |
dc.title | O uso do role-playing game (RPG) como metodologia de ensino para grandezas e medidas na educação básica | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of role-playing games (RPG) as a teaching methodology for quantities and measurements in basic education | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0001-8455-2811 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7172929356176090 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Mauro Guterres | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-8508-2508 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6202191980533317 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Elvys Wagner Ferreira da | - |
dc.contributor.referee1ID | SILVA, E. W. F. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3138800591257929 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Morais, Elinaldo Coutinho | - |
dc.contributor.referee2ID | MORAIS, E. C. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4948158604503683 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso objetivou compreender como o Role-playing Game pode estar presente como Metodologia de Ensino sobre Grandezas e Medidas na Educação Básica. A pesquisa usa como base os jogos pedagógicos como elemento motivador do processo de ensino de Grandezas e Medidas dos alunos, intencionando a redução da rejeição ao componente curricular Matemática. Assim, após a realização de um estudo teórico, isto é, levantamento bibliográfico sobre o tema, e a análise qualitativa realizada sobre uma intervenção pedagógica elaborada pelo autor e a aplicada com estudantes do Ensino. Assim, após a construção de uma história de RPG para intervenção pedagógica e análise de sua contribuição para a aprendizagem, foi possível reconhecer que a Metodologia de Ensino, com o uso do RPG, pode promover a socialização, cooperação e resolução de problemas, alinhando-se às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e contribuindo para um ensino mais interativo e eficaz. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Matemática | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Proposta Pedagógica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PROPOSTA PEDAGÓGICA – RODRIGO JORGE PAIXÃO PINHEIRO MENDES – LIC. EM MATEMÁTICA CECEN UEMA 2024.pdf | PDF A | 9.95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.