Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4708
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendes, Rodrigo Jorge Paixão Pinheiro-
dc.date.accessioned2025-04-26T18:02:02Z-
dc.date.available2025-04-26-
dc.date.available2025-04-26T18:02:02Z-
dc.date.issued2024-08-20-
dc.identifier.citationMENDES, Rodrigo Jorge Paixão. O uso do role-playing game (RPG) como metodologia de ensino para grandezas e medidas na educação básica. 2024. 93f. Proposta Pedagógica (Licenciatura em Matemática) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4708pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4708-
dc.description.abstractThis Undergraduate Thesis aimed to understand how Role-playing Games (RPG) can be utilized as a Teaching Methodology for Magnitudes and Measurements in Basic Education. The research is based on educational games as a motivating element in the process of teaching Magnitudes and Measurements to students, with the intention of reducing the aversion to the Mathematics curriculum component. Thus, after conducting a theoretical study, i.e., a literature review on the topic, and a qualitative analysis performed on a pedagogical intervention designed by the author and applied with High School students, it was possible to recognize that the Teaching Methodology using RPG can promote socialization, cooperation, and problem- solving. This approach aligns with the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC) and contributes to a more interactive and effective teaching process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectRole-playng game - RPGpt_BR
dc.subjectProposta pedagógica - matemáticapt_BR
dc.subjectMetodologia de ensino - matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de grandezas - matemáticapt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectMedidas - ensinopt_BR
dc.subjectGrandezas e medidas - ensinopt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectRole-playing game - RPGpt_BR
dc.subjectPedagogical proposal - mathematicspt_BR
dc.subjectTeaching methodology - mathematicspt_BR
dc.subjectTeaching quantities - mathematicspt_BR
dc.subjectPedagogical gamespt_BR
dc.subjectMeasurements - teachingpt_BR
dc.subjectQuantities and measurements - teachingpt_BR
dc.titleO uso do role-playing game (RPG) como metodologia de ensino para grandezas e medidas na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeThe use of role-playing games (RPG) as a teaching methodology for quantities and measurements in basic educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-8455-2811pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7172929356176090pt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Mauro Guterres-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8508-2508pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6202191980533317pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elvys Wagner Ferreira da-
dc.contributor.referee1IDSILVA, E. W. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3138800591257929pt_BR
dc.contributor.referee2Morais, Elinaldo Coutinho-
dc.contributor.referee2IDMORAIS, E. C.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4948158604503683pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso objetivou compreender como o Role-playing Game pode estar presente como Metodologia de Ensino sobre Grandezas e Medidas na Educação Básica. A pesquisa usa como base os jogos pedagógicos como elemento motivador do processo de ensino de Grandezas e Medidas dos alunos, intencionando a redução da rejeição ao componente curricular Matemática. Assim, após a realização de um estudo teórico, isto é, levantamento bibliográfico sobre o tema, e a análise qualitativa realizada sobre uma intervenção pedagógica elaborada pelo autor e a aplicada com estudantes do Ensino. Assim, após a construção de uma história de RPG para intervenção pedagógica e análise de sua contribuição para a aprendizagem, foi possível reconhecer que a Metodologia de Ensino, com o uso do RPG, pode promover a socialização, cooperação e resolução de problemas, alinhando-se às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e contribuindo para um ensino mais interativo e eficaz.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Matemática - CECEN - UEMA - Proposta Pedagógica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROPOSTA PEDAGÓGICA – RODRIGO JORGE PAIXÃO PINHEIRO MENDES – LIC. EM MATEMÁTICA CECEN UEMA 2024.pdfPDF A9.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.