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Título: “Trôpegos passos”: A instrução no Piauí dos Oitocentos
Autor(es): Souza, Priscila de Moura
Queiroz, Teresinha de Jesus Mesquita
Data do documento: 2013-06-07
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente texto busca analisar os primeiros processos de ensino aprendizagem, a forma como se configurou a formação social do Piauí provincial, reconhecendo os interesses da época em seus aspectos familiar, social e político, analisando a importância da instrução e suas contribuições para o processo de desenvolvimento da província. A educação pública é um assunto cuja história mostra suas configurações em todo território nacional. Tentando historicizar a educação brasileira, no intuito de melhor entender as lacunas do ensino público no Piauí recorreu-se a análise de Costa Filho (2006), Sousa Neto (2009), Queiroz (1998) Augusto Castro (2010) que versão sobre a aprendizagem das novas gerações no Piauí, a importância da família no processo ensino-aprendizagem e o desenvolvimento da questão educacional na província do Piauí.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Brasil
Piauí
Político/social
Educação pública
História
Trabalho infantil
Escolas Familiares
século XIX
Política educacional
Teaching and learning
Political/social
Public education
History
Child labor
Family Schools
Educational policy
Aparece nas coleções:Simpósio Temático 07: As Instituições Escolares no Maranhão Oitocentista

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