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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4614
Título: | “Trôpegos passos”: A instrução no Piauí dos Oitocentos |
Autor(es): | Souza, Priscila de Moura Queiroz, Teresinha de Jesus Mesquita |
Data do documento: | 2013-06-07 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente texto busca analisar os primeiros processos de ensino aprendizagem, a forma como se configurou a formação social do Piauí provincial, reconhecendo os interesses da época em seus aspectos familiar, social e político, analisando a importância da instrução e suas contribuições para o processo de desenvolvimento da província. A educação pública é um assunto cuja história mostra suas configurações em todo território nacional. Tentando historicizar a educação brasileira, no intuito de melhor entender as lacunas do ensino público no Piauí recorreu-se a análise de Costa Filho (2006), Sousa Neto (2009), Queiroz (1998) Augusto Castro (2010) que versão sobre a aprendizagem das novas gerações no Piauí, a importância da família no processo ensino-aprendizagem e o desenvolvimento da questão educacional na província do Piauí. |
Palavras-chave: | Ensino e aprendizagem Brasil Piauí Político/social Educação pública História Trabalho infantil Escolas Familiares século XIX Política educacional Teaching and learning Political/social Public education History Child labor Family Schools Educational policy |
Aparece nas coleções: | Simpósio Temático 07: As Instituições Escolares no Maranhão Oitocentista |
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TROPEGOS PASSOS - 3 SIMPÓSIO HIST. DO MARANHÃO OITOCENTISTA ST7 UEMA 2013.pdf | 172.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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