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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4614
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Souza, Priscila de Moura | - |
dc.creator | Queiroz, Teresinha de Jesus Mesquita | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-07T20:51:58Z | - |
dc.date.available | 2025-04-07 | - |
dc.date.available | 2025-04-07T20:51:58Z | - |
dc.date.issued | 2013-06-07 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Priscila de Moura; QUEIROZ, Teresinha de Jesus Mesquita. “Trôpegos passos”: A instrução no Piauí dos Oitocentos. In: SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO MARANHÃO OITOCENTISTA: IMPRESSOS NO BRASIL DO SÉCULO XIX, 3., 2013, São Luís-MA. Anais [...]. São Luís: Universidade Estadual do Maranhão, 2013. Simpósio Temático 04: As Instituições Escolares no Maranhão Oitocentista. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4614 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4614 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Simpósio de História do Maranhão Oitocentista: Impressos no Brasil do Século XIX | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Piauí | pt_BR |
dc.subject | Político/social | pt_BR |
dc.subject | Educação pública | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Trabalho infantil | pt_BR |
dc.subject | Escolas Familiares | pt_BR |
dc.subject | século XIX | pt_BR |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Teaching and learning | pt_BR |
dc.subject | Political/social | pt_BR |
dc.subject | Public education | pt_BR |
dc.subject | History | pt_BR |
dc.subject | Child labor | pt_BR |
dc.subject | Family Schools | pt_BR |
dc.subject | Educational policy | pt_BR |
dc.title | “Trôpegos passos”: A instrução no Piauí dos Oitocentos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente texto busca analisar os primeiros processos de ensino aprendizagem, a forma como se configurou a formação social do Piauí provincial, reconhecendo os interesses da época em seus aspectos familiar, social e político, analisando a importância da instrução e suas contribuições para o processo de desenvolvimento da província. A educação pública é um assunto cuja história mostra suas configurações em todo território nacional. Tentando historicizar a educação brasileira, no intuito de melhor entender as lacunas do ensino público no Piauí recorreu-se a análise de Costa Filho (2006), Sousa Neto (2009), Queiroz (1998) Augusto Castro (2010) que versão sobre a aprendizagem das novas gerações no Piauí, a importância da família no processo ensino-aprendizagem e o desenvolvimento da questão educacional na província do Piauí. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Simpósio Temático 07: As Instituições Escolares no Maranhão Oitocentista |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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