Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4599
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Mônica Cristina Araújo da-
dc.date.accessioned2025-04-03T20:34:46Z-
dc.date.available2025-04-03-
dc.date.available2025-04-03T20:34:46Z-
dc.date.issued2023-07-07-
dc.identifier.citationSILVA, Mônica Cristina Araújo da Silva. Gestão democrática e participativa no contexto da educação infantil: desafios e realidades 2023. 38f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Timon, Universidade Estadual do Maranhão, Timon-MA, 2023. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4599pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4599-
dc.description.abstractFor a better understanding of Democratic Management, this final paper has the general objective: To investigate what Early Childhood Education managers know about Democratic Management. As specific objectives: Identify the main challenges for implementing Democratic Management in Early Childhood Education; To know how the process of Democratic Management is carried out in the researched institutions. Through bibliographic research and field research and with the use of questionnaires, we sought to produce data that would answer the initial questions of the research. The field of research were three teaching institutions, which two were public schools and one private school. The collaborators were three managers who worked in Early Childhood Education. With the data produced in the field research, we started the interpretations and analyzes on the object of study, under the light of theorists. During the work, questions were asked about what democratic management is, what are the challenges and its importance in working in the context of Early Childhood Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectDemocratic managementpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectComunidade escolarpt_BR
dc.subjectSchool communitypt_BR
dc.subjectInclusão - educacionalpt_BR
dc.subjectInclusion - educationalpt_BR
dc.subjectDecisãopt_BR
dc.subjectDecisionpt_BR
dc.subjectProjetos educacionaispt_BR
dc.subjectEducational projectspt_BR
dc.subjectComunidade escolarpt_BR
dc.subjectSchool communitypt_BR
dc.subjectDesenvolvimento educacionalpt_BR
dc.subjectEducational developmentpt_BR
dc.titleGestão democrática e participativa no contexto da educação infantil: desafios e realidadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7264061487031357pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Haêde Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6990998861991826pt_BR
dc.contributor.referee1Campos, Francisca das Chagas Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8637238139206756pt_BR
dc.contributor.referee2Sales, Nayra Raquel Pinheiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8573541811545696pt_BR
dc.description.resumoPara o melhor entendimento sobre Gestão Democrática, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral: Investigar o que sabem os gestores da Educação Infantil a respeito da Gestão Democrática. Como objetivos específicos: Identificar os principais desafios para concretização da Gestão Democrática na Educação Infantil; conhecer como se efetiva o processo de Gestão Democrática nas instituições pesquisadas. Por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisas de campo e com o uso de questionários buscamos produzir os dados que respondessem as questões iniciais. O campo da pesquisa foram três instituições de ensino, sendo duas públicas e uma privada. As colaboradoras foram três gestoras que atuavam na Educação Infantil. Com os dados produzidos na pesquisa de campo iniciamos as interpretações e analises sobre o objeto de estudo, sob a luz dos teóricos. Ao decorrer do trabalho foi questionado sobre o que é Gestão democrática, quais os desafios e sua importância no trabalhar no contexto da Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Timonpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia CESTI UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MÔNICA CRISTINA ARAÚJO DA SILVA.pdf452.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.