Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4479
Título: Mediação pedagógica no ensino remoto emergencial em Geografia: desafios e possibilidades
Título(s) alternativo(s): Pedagogical mediation in emergency remote education in geography: callenges and possibilities
Autor(es): Silva, Marlon Roberth Louro da
Orientador: PORTO, Iris Maria Ribeiro
Membro da Banca: Santos, Nádja Furtado Bessa dos
Data do documento: 2022-01-20
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso cujo tema é “MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM GEOGRAFIA: desafios e p o s sibilidad es” , aborda a problemática dos desafios e mazelas enfren tad os pelos professores durante o período de en fre n tam e n to a pandemia do Covid-19. Neste sentido nossas reflexões têm sua gênese nas raízes históricas dos modos de e n sinar geografia ao longo da história e dos modelos de ensino remoto na história da educação, de staca ndo os desafios da implementação das tecnolog ias na era da globalização. Assim como as mazelas estrutu rais e conjunturais e as organizações que marcaram o período viven cia do por alunos e professores no enfren tam ento a pandemia, assim como os d e sdob ram ento s e desafios de ensinar e apren der com todos os percalços do ensino remoto. Assim, o principal objetivo desta pesquisa é investigar quais as possibilidades e desafios da mediação pedagógica no ensino emergencial em geografia. Utilizandose do método dialético e de pesquisas bibliográficas, procuramos de senvo lver a pesquisa com análise bibliográfica, e com um recorte empírico, sendo este uma escola da ed ucação básica de São Luís (MA). O trabalho é relevante e pertinente haja vista as dificu ld ad es e as lutas dos professo res para se fazer, para que se possa ter de a ce ssar as aulas e ao próprio ensinar. Com base nos resultados, foi possível verifica r os pós e contras enfren tad os pelos professores no ensino remoto e com a desafio de con struir metodologias ágeis para fom entar o aprendizado dos alunos.
Resumo: This course conclusion work whose theme is “PEDAGOGICA L MEDIATION IN EMERGENCY REMOTE EDUCATION IN GEOGRAPHY: challenges and possibilities ”, addresses the issue of challenges and problems faced by teachers during the period of coping with the Covid-19 pandemic. In this sense, our reflections have their genesís in the histórical roots of the ways of teaching ge ography throughout history and the modeis of remote teaching in the history of education, highlighting the challenges of implementing technologies in the era of giobalization. As well as the structural and situational problems and the organizations tha t marked the period experienced by students and tea che rs in facing the pandemic, as well as the consequ ence s and challenges of teaching and learning with all the mishaps of remote education. The present work is relevant and pertinent given th e difficulty and struggles of teachers to do, so that one can have access to classes and to teaching itself. As a result, we were able to understand the pros and cons faced by teachers in remote education and the challenge of buiiding agile method olog ies to foster student learning.
Palavras-chave: Ensino de geografia
Ensino remoto emergencial
Mediação pedagógica - ensino remoto
Processo educativo
Pandemia de covid-19 e ensinod e geografia
Professores de geografia
Método dialético
Escola C.E Júlio de Mesquita Filho - São Luís - MA
Geography teaching
Emergency remote teaching
Pedagogical mediation - remote teaching
Educational process
Covid-19 pandemic and geography teaching
Geography teachers
Dialectical method
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Geografia - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - MARLON ROBERT LOURO DA SILVA - LIC. GEOGRAFIA CECEN UEMA 2022.pdfPDF A21.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.