Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4411
Título: | Os jogos teartais como recurso pedagógico nos anos iniciais do Ensno Fundamental |
Autor(es): | Silva, Camila Pereira da |
Orientador: | Pereira, Clediane de Carvalho |
Membro da Banca: | Lima, Francisco Renato |
Membro da Banca: | Silva, Haêde Gomes |
Data do documento: | 2024-03-26 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente estudo trata-se de uma proposta de intervenção pedagógica com os jogos teatrais evidenciando a sua contribuição e importância no processo de aprendizagem dos alunos do 4° ano, visto que ajuda no desenvolvimento de habilidades como atenção e foco, fortalecendo a relação professor-aluno. A problemática consistiu em: Como os jogos teatrais podem ser utilizados como um recurso pedagógico nos anos iniciais do ensino fundamental? Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo geral compreender como os jogos teatrais podem ser utilizados como recursos pedagógicos nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como objetivos específicos: a) investigar o panorama histórico do teatro no Brasil; b) compreender os documentos legais que norteiam o currículo do Ensino Fundamental; c) explicar os benefícios que os jogos teatrais trazem para o Ensino Fundamental d) produzir a partir da proposta pedagógica caminhos que podem aprimorar o desenvolvimento e habilidades dos alunos. Como percurso metodológico utilizou a pesquisa qualitativa, assim como pesquisa de campo e entrevista semiestrutura realizada com a professora do 4° ano do Ensino Fundamental na escola (EMEF) Enoque Moura, na cidade de Timon (MA). Para tanto, a pesquisa teve fundamentação nos seguintes autores e teóricos específicos da temática, como: Andrade (2010), Faria (2000), Fillipin, Rossi, Rodrigues (2017), Koudela (1984), Prado (1999), Costa (2023), Silva (2000), Slade (1958), Spolin (2017) entre outros; além de textos e documentos legais, como: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, nº 9. 394/96), a Constituição de 1988 (Brasil, 1988). Os resultados obtidos trazem a reflexão a respeito de como os jogos teatrais podem ser utilizados na sala de aula, podendo ser uma prática prazerosa para eles, aquilo que os leva a imaginar, a atiçar sua curiosidade. Portanto, a importância de uma aprendizagem com mais eficácia, de maneira que o uso desses jogos não seja utilizado apenas como uma obrigação a ser cumprida pelos alunos, mas uma prática prazerosa, algo que o leve a despertar sua criatividade, tornando-os indivíduos mais críticos. |
Resumo: | The present study is a proposal for a pedagogical intervention with theatrical games, highlighting their contribution and importance in the learning process of 4th year students, as they help in the development of skills such as attention and focus, strengthening the teacher- student relationship. The problem consisted of: How can theatrical games be used as a pedagogical resource in the early years of elementary school? In this sense, this research aims to understand how theatrical games can be used as pedagogical resources in the early years of elementary education, with specific objectives: a) investigate the historical panorama of theater in Brazil; b) understand the legal documents that guide the elementary school curriculum; c) explain the benefits that theatrical games bring to elementary education; d) produce from the pedagogical proposal paths that can improve the development and skills of students. As a methodological approach, we used qualitative research, as well as field research and semi-structured interviews conducted with the 4th-grade teacher at Enoque Moura Elementary School in Timon (MA). For this purpose, the research was based on the following authors and specific theorists of the topic, such as: Andrade (2010), Faria (2000), Fillipin, Rossi, Rodrigues (2017), Koudela (1984), Prado (1999), Costa (2023), Silva (2000), Slade (1958), Spolin (2017) among others; in addition to texts and legal documents, such as: Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB, nº 9. 394/96), the Constitution of 1988 (Brazil, 1988). The results obtained bring reflection on how theatrical games can be used in the classroom, being a enjoyable practice for them, something that leads them to imagine, to stimulate their curiosity. Therefore, the importance of more effective learning, in a way that the use of these games is not only seen as an obligation to be fulfilled by students, but as a pleasurable practice, something that leads them to awaken their creativity, making them more critical individuals. |
Palavras-chave: | Jogos teatrais Theatrical games Aprendizagem Learning Ensino fundamental Elementary school Intervençao pedagógica Pedagogical intervention Educação Education Habilidades - aluno Skills - student Sala de aula Classroom |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia CESTI UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAMILA PEREIRA DA SILVA, SANDREANE KELLY DE ARAÚJO BORGES.pdf | 545.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.