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Título: Educação especial: um direito que precisa ser conhecido pela comunidade escolar
Autor(es): Silva, Luis Henrique Lustosa da
Orientador: Camêlo, Júlia Constança Pereira
Membro da Banca: Messias, Bianca Trindade
Membro da Banca: Cirino, Raissa Gabrielle Vieira
Data do documento: 2024-04-04
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A educação especial na rede de ensino tem promovido o desenvolvimento social de alunos com deficiência e de seus familiares. O conhecimento básico das leis e direitos sobre a educação especial é um meio de garantir melhor qualidade de vida. Muitas vezes esses direitos não são usufruídos pela falta de conhecimento sobre os aparatos legais. A inclusão de alunos com deficiência no ensino regular é um desafio para as escolas e para as famílias. Nesse contexto, esse trabalho investiga a percepção da comunidade escolar sobre as leis e direitos da educação especial numa escola da rede municipal de São Luís. Para tal, fizemos um levantamento dos aparatos legais brasileiro e maranhense, que nortearam o desenvolvimento da rede de ensino, a partir da perspectiva da inclusão. Desde a Constituição Federal de 1988, até os dias atuais, a relação entre família, Estado e políticas públicas é explorada, destacando a influência desses agentes na promoção social. Através da realização de entrevistas com a comunidade escolar, constatamos a baixa percepção do grupo sobre as leis e direitos da educação especial, essa compreensão sobre os agentes da pesquisa está relacionada diretamente com a vivência de cada um na sociedade. Dessa forma, buscamos sensibilizar a comunidade escolar para o conhecimento de leis que garantem a inclusão e o empoderamento. Os resultados mostram a necessidade da participação da comunidade escolar para superar desafios no cotidiano das crianças com deficiência. Uma comunidade consciente, garante mais benefícios para o seu entorno.
Resumo: Special education in the education network has promoted the social development of students with disabilities and their families. Basic knowledge of laws and rights regarding special education is a means of ensuring a better quality of life. These rights are often not enjoyed due to a lack of knowledge about legal devices. The inclusion of students with disabilities in regular education is a challenge for schools and families. In this context, this work investigates the school community's perception of the laws and rights of special education in a municipal school in São Luís. To this end, we carried out a survey of the Brazilian and Maranhão legal apparatus, which guided the development of the education network, from the perspective of inclusion. Since the Federal Constitution of 1988, to the present day, the relationship between family, State and public policies is explored, highlighting the influence of these agents on social promotion. By conducting interviews with the school community, we verified the group's low perception of the laws and rights of special education. This understanding of the research agents is directly related to each person's experience in society. In this way, we seek to raise awareness among the school community about laws that guarantee inclusion and empowerment. The results show the need for the participation of the school community to overcome the challenges in the daily lives of children with disabilities. A conscious community guarantees more benefits for its surroundings.
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Educação Especial
Empoderamento
Direito Civil
Inclusive Education
Special Education
Empowerment
Civil Law
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

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