Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4329
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Irenise Alves-
dc.date.accessioned2025-02-26T19:48:11Z-
dc.date.available2025-02-26-
dc.date.available2025-02-26T19:48:11Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSANTOS, Irenise Alves. Reciclagem de papel como ferramenta de educação ambiental em uma escola municipal de Caxias, Maranhão. 2023. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Naturais) - Centro de Estudos Superiores de Caxias, Universidade Estadual do Maranhão, Caxias - MA, 2023. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4329pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4329-
dc.description.abstractIn Brazil, the admission of paper per population is 38.4 Kg. The expansion and admission of paper in recent decades has expanded in the country with the advance of the pulp and paper mill. Paper (including cardboard) is the second most common waste (about 20%) after biodegradable materials. The objective of the work was to sensitize the school community about the preservation and conservation of the environment and to recycle the paper used at school at school. The project was developed at the Municipal Integrated Unit, located in Povoado Estiva, 1" District, rural area of Caxias-MA As a methodological strategy, it was chosen a lecture on Environmental Education and workshops on recycling discarded paper. With the development of the project, it was it is possible to sensitize the school community about the importance of preserving and conserving the environment, with the adoption of attitude changes in relation to the correct disposal of waste and recyclingpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectReciclarpt_BR
dc.subjectPapelpt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectReciclagempt_BR
dc.subjectCaxias-MApt_BR
dc.subjectSolid wastept_BR
dc.subjectRecyclingpt_BR
dc.subjectPaperpt_BR
dc.subjectRecyclingpt_BR
dc.subjectEnvironmental Educationpt_BR
dc.subjectCaxias-MApt_BR
dc.titleReciclagem de papel como ferramenta de educação ambiental em uma escola municipal de Caxias, Maranhãopt_BR
dc.title.alternativePaper recycling as an environmental education tool in a municipal school in Caxias, Maranhãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSANTOS, I. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8371502864286398pt_BR
dc.contributor.advisor1Viana, Deuzuita dos Santos Freitas-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, D. S.;VIANA, D. S. F.;OLIVEIRA, DEUZUITA SANTOS;Viana, Deuzuíta dos Santos Freitas;Oliveira, Deuzuíta;Viana, Deuzuita dos Santos Freitas;deuzuita dos santos;dos dantos, deuzuita;DOS SANTOS, DEUZUITA;DOS SANTOS, DEUZUÍTApt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9427609782986371pt_BR
dc.contributor.referee1Viana, Deuzuita dos Santos Freitas-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, D. S.;VIANA, D. S. F.;OLIVEIRA, DEUZUITA SANTOS;Viana, Deuzuíta dos Santos Freitas;Oliveira, Deuzuíta;Viana, Deuzuita dos Santos Freitas;deuzuita dos santos;dos dantos, deuzuita;DOS SANTOS, DEUZUITA;DOS SANTOS, DEUZUÍTApt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9427609782986371pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Laíce Fernanda Gomes de-
dc.contributor.referee2IDLIMA, L. F. G.;LIMA, LAÍCE FERNANDA GOMES DE;LIMA, LAÍCE F.G.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2578020604533292pt_BR
dc.contributor.referee3Martins, Luíza Carla Barbosa-
dc.contributor.referee3IDMARTINS, L. C. B.;MARTINS, LUIZA CARLA BARBOSApt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2280367122096686pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, a admissão de papel por habitantes é de 38.4 Kg. A ampliação e admissão de papel nas últimas décadas tem dilatado no país com o avanço da usina de papel e celulose. O papel (incluindo papelão) é o segundo resíduo mais comum (cerca de 20%) depois dos materiais biodegradáveis. O trabalho teve como objetivos sensibilizar a comunidade escolar, sobre a preservação e conservação do meio ambiente e reciclar o papel usado na escola. O projeto foi desenvolvido na Unidade Integrada Municipal, localizada no Povoado Estiva, 1° Distrito, zona rural de Caxias-MA. Como estratégica metodológica optou-se por palestra de Educação Ambiental e oficinas de reciclagem do papel descartado. Com o desenvolvimento do projeto, foi possível sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de preservar e conservar o meio ambiente, com a adoção de mudanças de atitude em relação ao descarte correto de resíduos e a reciclagempt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caxiaspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Naturaispt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Caxias UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - IRENISE ALVES SANTOS - CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS CAXIAS UEMA 2023.pdfPDFA1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.