Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4315
Título: A Linguística no Ensino Fundamental I: uma intervenção metodológica da prática de uso das variações linguísticas para professores na Escola Centro de Ensino Fundamental Professora Maria do Socorro Lauande Fonseca de Itapecuru-Mirim
Título(s) alternativo(s): LINGUISTICS IN ELEMENTARY EDUCATION I: a methodological intervention in the practice of using linguistic variations for teachers at the Professora Maria do Socorro Lauande Fonseca Elementary School in Itapecuru-Mirim
Autor(es): Amorim, Clara Raquel Nascimento
Orientador: Ferreira, Tiago de Oliveira
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A presente proposta pedagógica referente ao Trabalho de Conclusão de Curso - TCC contém uma pesquisa direcionada ao ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental I, juntamente com uma vertente pedagógica e linguística, levando em conta aspectos metodológicos atuais de ensino. A pesquisa foi realizada na Escola C.E.F. Prof.ª Maria do Socorro Lauande Fonseca, conhecida como <Socorro Lauande=, localizada na Rua Raimundo Honório, Bairro Torre, tendo como diretora atual Doracy Amorim Mendes. Em um período de sete meses contabilizados da apresentação e conversa com a diretora e professores, aplicação de questionário, encontros com orientador, produção e conclusão, sendo de junho a dezembro de 2017. A escola dispõe de dez (10) professores, onde todos apresentaram dados que fazem parte dos resultados adquiridos. A proposta tem como base principal a comprovação da importância da interação entre Linguística e Gramática no Ensino do Português nas séries iniciais, Ensino Fundamental, para assim responder ao questionamento: se inconscientemente o professor utiliza da linguística para melhor desenvolver suas aulas, o que de fato o mesmo faria conscientemente em suas aulas tendo uma linha básica de conhecimentos linguísticos? Tal teoria irá ser amparada principalmente por Marcos Bagno (2009) em sua obra <Preconceito Linguístico=, onde o mesmo defende a composição de ligação e complementação entre ambos os campos da linguagem, abordando igual relevância entre si, como também destacar o que os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN – do Ensino Fundamental e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/1996 – Ensino Fundamental, dizem a respeito do ensino da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e seu ponto de vista acerca da linguística. Com embasamento quantitativo e qualitativo, ao final será posto em pauta a proposta para desenvolver esse conhecimento linguístico para toda a estrutura escolar de professores da citada escola, assim esperando que seja de efetivação positiva os resultados.
Resumo: The present pedagogical proposal concerning the Work of Conclusion of Course - TCC contains a research directed to the teaching of the Portuguese Language in Elementary School I, along with a pedagogical and linguistic slope, taking into account current methodological aspects of teaching. The research was conducted at Escola C.E.F. Prof. Maria do Socorro Lauande Fonseca, known as "Socorro Lauande", located at Rua Raimundo Honório, Torre neighborhood, with current director Doracy Amorim Mendes. In a period of seven months counted from the presentation and conversation with the director and teachers, application of questionnaire, meetings with supervisor, production and conclusion, from June to December 2017. The school has ten (10) teachers, where all presented data that are part of the results. The main purpose of the proposal is to prove the importance of the interaction between Linguistics and Grammar in Portuguese Teaching in the initial grades, Elementary School, in order to respond to the questioning: if unconsciously the teacher uses linguistics to better develop his classes, which in fact would he consciously do in his classes having a basic line of linguistic knowledge? This theory will be supported mainly by Marcos Bagno (2009) in his work "Prejudice Linguistic", where he advocates the composition of connection and complementation between both fields of language, addressing the same relevance among themselves, as well as highlighting what the Parameters National Curriculares CPN - Elementary School and Law of Directives and Bases of National Education - LDB 9.394 / 1996 - Elementary School, say about the teaching of the Portuguese Language in Elementary School and its point of view about linguistics. With quantitative and qualitative basis, at the end the proposal will be put forward to develop this linguistic knowledge for the whole school structure of teachers of that school, thus hoping that the results will be positive.
Palavras-chave: Linguística
Pedagogia
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental Menor
Escola
Professor
Ensino do Português
Dicotomias de Ferdinand
Dicotomias de Saussure
Língua,
Fala
Preconceito Linguístico
LBD
PCN
Linguistics
Pedagogy
Portuguese Language
Lower Elementary Education
School
Teacher
Teaching Portuguese
Ferdinand's Dichotomies
Saussure's Dichotomies
Language
Speech
Linguistic Prejudice
LBD
PCN
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.