Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/428
Título: | A dinâmica do movimento pela educação e a luta pela terra no Médio Mearim. |
Autor(es): | Silva, Edson Sousa da |
Orientador: | Araújo, Helciane de Fátima Abreu |
Membro da Banca: | Novaes, Jurandir Santos de |
Membro da Banca: | Brustolin, Cíndia |
Data do documento: | 2015-08-27 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente trabalho apresenta a análise da interpretação das Escolas Famílias Agrícolas no Maranhão e a dinâmica do processo de luta e conquista da terra e a luta por um modelo de educação diferenciada no Médio Mearim, Estado do Maranhão. Foi realizada nas Escolas Famílias Agrícolas de Poção de Pedras, Lago do Junco, São Luiz Gonzaga do Maranhão e Vitorino Freire, região do Médio Mearim e entrevistado lideranças, alunos, ex-alunos, monitores e fundadores das EFA‟s. Outro foco deste trabalho é dar voz as quebradeiras de coco babaçu e trabalhadores rurais que viveram situações conflituosas por terra, o processo de articulação em unidades de mobilização e as reflexões sobre o ensino dos filhos/jovens/alunos da região. Debate ainda quais os campos de lutas e o conceito de Escola Família Agrícola, na visão dos agentes sociais pesquisados, considerando os apoios e incentivadores, as dificuldades em manter o funcionamento e os ideais de comunidade, escola, família e agrícola. Ao tentar analisar as narrativas tragas neste trabalho, intui-se que elas sirvam para um processo inicial de autorreflexão dos movimentos sociais e unidades de mobilização sobre o que é a educação diferenciada desejada pelas quebradeiras de coco babaçu e trabalhadores rurais da região do Médio Mearim e perceber a reflexividade no caso das Escolas Famílias Agrícolas. Por fim as reflexões tragas neste trabalho colocam em destaque se os objetivos iniciais se mantém ou criou-se outro, ligando a situação de luta pela terra a questão da permanência dos jovens no campo e a relação com a agricultura. |
Resumo: | This paper presents an analysis of the interpretation of the Agricultural Family Schools in Maranhão and the dynamics of the process of struggle and conquest of the land and the struggle for a differentiated education model in the Médio Mearim , Maranhão State . Was held in Schools stones Poção de Pedras , Lago do Junco , São Luiz Gonzaga do Maranhão and Vitorino Freire, the Middle Mearim region and interviewed leaders, students, alumni, monitors and founders of EFA's. Another focus of this work is to voice the babassu coconut breakers and rural workers who lived conflict situations on the ground, the process of joint mobilization drives and reflections on the education of children / youth / students of the region. Discuss still which fields of struggle and the concept of Family Agricultural School , in the view of social workers surveyed , considering the support and incentive, difficulties in maintaining the operation and community ideals, school, family and farm. When trying to analyze the narratives 'll bring this work, we intuit that they serve for an initial self-reflection process of social movements and mobilization units on what is the desired differentiated education by babassu coconut breakers and rural workers in the region and the Médio Mearim realize the reflectivity in the case of Agricultural Family Schools . Finally reflections 'll bring this work place highlighted that the initial goals is maintained or created other, linking the struggle for land situation the question of the permanence of young people in the field and the relationship with agriculture. |
Palavras-chave: | Quebradeira de coco babaçu Escolas Famílias Agrícolas - Maranhão Movimentos Sociais Médio Mearim - Maranhão Poção de Pedras - MA - Escola Família Agrícola Lago do Junco - MA - Escola Família Agrícola São Luiz Gonzaga do Maranhão - Escola Família Agrícola Vitorino Freire - MA - Escola Família Agrícola Conflitos agrários - Médio Mearim - MA Movimento pela educação Crash of babassu coconut School Agricultural Family Social Movements |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia - CCSA - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - EDSON SOUSA DA SILVA - PPGCSPA CCSA UEMA 2015.pdf | PDF A | 865.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.