Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/428
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Edson Sousa da-
dc.date.accessioned2018-08-22T20:33:57Z-
dc.date.available2018-08-22T20:33:57Z-
dc.date.issued2015-08-27-
dc.identifier.citationSILVA, Edson Sousa da. A dinâmica do movimento pela educação e a luta pela terra no Médio Mearim. 2015. 101f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA - Brasil, 2015. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/428-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/428-
dc.description.abstractThis paper presents an analysis of the interpretation of the Agricultural Family Schools in Maranhão and the dynamics of the process of struggle and conquest of the land and the struggle for a differentiated education model in the Médio Mearim , Maranhão State . Was held in Schools stones Poção de Pedras , Lago do Junco , São Luiz Gonzaga do Maranhão and Vitorino Freire, the Middle Mearim region and interviewed leaders, students, alumni, monitors and founders of EFA's. Another focus of this work is to voice the babassu coconut breakers and rural workers who lived conflict situations on the ground, the process of joint mobilization drives and reflections on the education of children / youth / students of the region. Discuss still which fields of struggle and the concept of Family Agricultural School , in the view of social workers surveyed , considering the support and incentive, difficulties in maintaining the operation and community ideals, school, family and farm. When trying to analyze the narratives 'll bring this work, we intuit that they serve for an initial self-reflection process of social movements and mobilization units on what is the desired differentiated education by babassu coconut breakers and rural workers in the region and the Médio Mearim realize the reflectivity in the case of Agricultural Family Schools . Finally reflections 'll bring this work place highlighted that the initial goals is maintained or created other, linking the struggle for land situation the question of the permanence of young people in the field and the relationship with agriculture.-
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.subjectQuebradeira de coco babaçupt_BR
dc.subjectEscolas Famílias Agrícolas - Maranhãopt_BR
dc.subjectMovimentos Sociaispt_BR
dc.subjectMédio Mearim - Maranhão-
dc.subjectPoção de Pedras - MA - Escola Família Agrícola-
dc.subjectLago do Junco - MA - Escola Família Agrícola-
dc.subjectSão Luiz Gonzaga do Maranhão - Escola Família Agrícola-
dc.subjectVitorino Freire - MA - Escola Família Agrícola-
dc.subjectConflitos agrários - Médio Mearim - MA-
dc.subjectMovimento pela educação-
dc.subjectCrash of babassu coconut-
dc.subjectSchool Agricultural Family-
dc.subjectSocial Movements-
dc.titleA dinâmica do movimento pela educação e a luta pela terra no Médio Mearim.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.cduD 332.2.021.8:37.014.53-
dc.creator.IDSILVA, E. S.-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2236750177454126-
dc.contributor.advisor1Araújo, Helciane de Fátima Abreu-
dc.contributor.advisor1IDARAÚJO, H. F. A.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9839832105619675-
dc.contributor.referee1Novaes, Jurandir Santos de-
dc.contributor.referee1IDNOVAES, J. S.-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3930111590965044-
dc.contributor.referee2Brustolin, Cíndia-
dc.contributor.referee2IDBRUSTOLIN, C.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6508300092890442-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta a análise da interpretação das Escolas Famílias Agrícolas no Maranhão e a dinâmica do processo de luta e conquista da terra e a luta por um modelo de educação diferenciada no Médio Mearim, Estado do Maranhão. Foi realizada nas Escolas Famílias Agrícolas de Poção de Pedras, Lago do Junco, São Luiz Gonzaga do Maranhão e Vitorino Freire, região do Médio Mearim e entrevistado lideranças, alunos, ex-alunos, monitores e fundadores das EFA‟s. Outro foco deste trabalho é dar voz as quebradeiras de coco babaçu e trabalhadores rurais que viveram situações conflituosas por terra, o processo de articulação em unidades de mobilização e as reflexões sobre o ensino dos filhos/jovens/alunos da região. Debate ainda quais os campos de lutas e o conceito de Escola Família Agrícola, na visão dos agentes sociais pesquisados, considerando os apoios e incentivadores, as dificuldades em manter o funcionamento e os ideais de comunidade, escola, família e agrícola. Ao tentar analisar as narrativas tragas neste trabalho, intui-se que elas sirvam para um processo inicial de autorreflexão dos movimentos sociais e unidades de mobilização sobre o que é a educação diferenciada desejada pelas quebradeiras de coco babaçu e trabalhadores rurais da região do Médio Mearim e perceber a reflexividade no caso das Escolas Famílias Agrícolas. Por fim as reflexões tragas neste trabalho colocam em destaque se os objetivos iniciais se mantém ou criou-se outro, ligando a situação de luta pela terra a questão da permanência dos jovens no campo e a relação com a agricultura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CARTOGRAFIA SOCIAL E POLÍTICA DA AMAZÔNIA - PPGCSPApt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiência Política-
Aparece nas coleções:Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia - CCSA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - EDSON SOUSA DA SILVA - PPGCSPA CCSA UEMA 2015.pdfPDF A865.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.