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Título: A informação pública municipal através das redes sociais
Autor(es): Araújo, Hélen Caroline de Sousa
Orientador: Porto, João Airton Santos
Membro da Banca: Araújo, Luís Antônio Mendes Mesquita
Membro da Banca: Campos Júnior, Inácio de Loiola de Oliveira
Data do documento: 2024-09-13
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: As redes sociais evoluíram e tornaram-se o maior buscador de informações da atualidade. O presente estudo parte do questionamento: Como está o envolvimento do cidadão na utilização das redes sociais para obter informações públicas municipais? Com o objetivo geral de examinar a percepção do cidadão sobre a utilização das redes sociais, na esfera municipal, para divulgar informações. E, especificamente, analisar como um órgão municipal utiliza a plataforma de rede social Instagram para promover abertura sobre suas atividades. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa, através de questionário aplicado por meio da plataforma Google Forms, orientado com base no Guia de Boas Práticas para atuação de redes sociais, a serem respondidas utilizando uma escala de mensuração em formato Likert de 5 pontos, avaliando níveis de frequência e de satisfação. Foram obtidos resultados que ressaltam as limitações dos municípios avaliados em relação ao uso do Instagram. Como sugestão, considera-se importante maior monitoria na relação governo cidadão através das redes nas cidades avaliadas, buscando um funcionamento que promova avaliação positiva da população.
Resumo: Social media has evolved and has become the largest information search engine today. The present study starts from the question: How is citizen involvement in the use of social networks to obtain municipal public information? The general objective is to examine citizen perceptions about the use of social media in the municipal sphere to disseminate information. Specifically, to analyze how a municipal agency uses the social media platform Instagram to promote openness about its activities. The methodology used was a quantitative survey using a questionnaire administered via the Google Forms platform, guided by the Good Practices Guide for Social Media Operations, to be answered using a 5-point Likert scale, assessing frequency and satisfaction levels. The results obtained highlight the limitations of the municipalities evaluated in relation to the use of Instagram. As a suggestion, it is important to monitor the government-citizen relationship through the networks in the cities evaluated, seeking a way of functioning that promotes a positive evaluation by the population.
Palavras-chave: Redes sociais
Social media
Instagran
Instagran
Informação
Information
Esfera municipal
Municipal sphere
População
Population
Administração
Administration
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Administração - CESTI UEMA - Monografias

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