Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4146
Título: Ensino de violão para crianças de 9 a 12 anos: Um estudo sobre abordagens e metodologias na Escola de Música do Estado do Maranhão – Lilah Lisboa de Araújo
Título(s) alternativo(s): Guitar teaching for children aged 9 to 12: A study on approaches and methodologies at the Maranhão State Music School – Lilah Lisboa de Araújo
Autor(es): Silva, Admary dos Santos
Orientador: Costa, José Roberto Froes da
Membro da Banca: Costa, José Roberto Froes da
Membro da Banca: Gouveia Neto, João Costa
Membro da Banca: Castro, Ciro de
Data do documento: 2024
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho objetiva investigar e conhecer, através de pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo na Escola de Música do Estado do Maranhão - Lilah Lisboa de Araújo, quais abordagens e metodologias utilizadas por educadores para o ensino de violão para crianças de 9 a 12 anos. Para isto, utilizou-se como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa, através de revisão bibliográfica e aplicação de questionário enviado aos professores da EMEM. Os resultados mostraram alternativas para um melhor aproveitamento do ensino de violão para a faixa etária em questão, e suas contribuições no desenvolvimento musical das crianças. Concluiu se que se faz necessário uma metodologia que estimulem as crianças, estando de acordo com sua faixa etária e seu nível técnico e sendo compatível à sua realização
Resumo: This study aims to investigate and understand, through bibliographic research and field research at the Maranhão State Music School - Lilah Lisboa de Araújo, which approaches and methodologies are used by educators to teach guitar to children aged 9 to 12. For this purpose, a qualitative research methodology was used, through a bibliographic review and application of a questionnaire sent to EMEM teachers. The results showed alternatives for better use of guitar teaching for the age group in question, and its contributions to the musical development of children. It was concluded that a methodology is needed that stimulates children, is in accordance with their age group and technical level and is compatible with their performance
Palavras-chave: Violão
Criança
Educação
Metodologia
Escola de Música do Estado do Maranhão - Lilah Lisboa de Araújo
Abordagens e metodologias no ensino de violão para crianças de 9 a 12 anos
Guitar
Children
Education
Methodology
Maranhão State Music School - Lilah Lisboa de Araújo
Approaches and methodologies in teaching guitar to children aged 9 to 12
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ADMARY DOS SANTOS SILVA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2024.pdfPDFA141.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.