Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4146
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Admary dos Santos-
dc.date.accessioned2025-01-21T18:30:09Z-
dc.date.available2025-01-21-
dc.date.available2025-01-21T18:30:09Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, Admary dos Santos. Ensino de violão para crianças de 9 a 12 anos: Um estudo sobre abordagens e metodologias na Escola de Música do Estado do Maranhão – Lilah Lisboa de Araújo. 2024. 19f. Monografia (Curso de Licenciatura em Música) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2024. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4146pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4146-
dc.description.abstractThis study aims to investigate and understand, through bibliographic research and field research at the Maranhão State Music School - Lilah Lisboa de Araújo, which approaches and methodologies are used by educators to teach guitar to children aged 9 to 12. For this purpose, a qualitative research methodology was used, through a bibliographic review and application of a questionnaire sent to EMEM teachers. The results showed alternatives for better use of guitar teaching for the age group in question, and its contributions to the musical development of children. It was concluded that a methodology is needed that stimulates children, is in accordance with their age group and technical level and is compatible with their performancept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectViolãopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEscola de Música do Estado do Maranhão - Lilah Lisboa de Araújopt_BR
dc.subjectAbordagens e metodologias no ensino de violão para crianças de 9 a 12 anospt_BR
dc.subjectGuitarpt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectMaranhão State Music School - Lilah Lisboa de Araújopt_BR
dc.subjectApproaches and methodologies in teaching guitar to children aged 9 to 12pt_BR
dc.titleEnsino de violão para crianças de 9 a 12 anos: Um estudo sobre abordagens e metodologias na Escola de Música do Estado do Maranhão – Lilah Lisboa de Araújopt_BR
dc.title.alternativeGuitar teaching for children aged 9 to 12: A study on approaches and methodologies at the Maranhão State Music School – Lilah Lisboa de Araújopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, José Roberto Froes da-
dc.contributor.advisor1IDFROES, Roberto;COSTA, José Roberto Froes dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8205392201314000pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, José Roberto Froes da-
dc.contributor.referee1IDFROES, Roberto;COSTA, José Roberto Froes dapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8205392201314000pt_BR
dc.contributor.referee2Gouveia Neto, João Costa-
dc.contributor.referee2IDGOUVEIA NETO, J. C.;GOUVEIA NETO, JOÃO COSTA;Gouveia, João Costapt_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-7202-7198pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2535403776204569pt_BR
dc.contributor.referee3Castro, Ciro de-
dc.contributor.referee3IDCASTRO, Ciro;CASTRO, Ciro dept_BR
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-8163-5187pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1980627790311068pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva investigar e conhecer, através de pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo na Escola de Música do Estado do Maranhão - Lilah Lisboa de Araújo, quais abordagens e metodologias utilizadas por educadores para o ensino de violão para crianças de 9 a 12 anos. Para isto, utilizou-se como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa, através de revisão bibliográfica e aplicação de questionário enviado aos professores da EMEM. Os resultados mostraram alternativas para um melhor aproveitamento do ensino de violão para a faixa etária em questão, e suas contribuições no desenvolvimento musical das crianças. Concluiu se que se faz necessário uma metodologia que estimulem as crianças, estando de acordo com sua faixa etária e seu nível técnico e sendo compatível à sua realizaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caxiaspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMúsica; Ensino-aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ADMARY DOS SANTOS SILVA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2024.pdfPDFA141.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.