Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4146
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Admary dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-21T18:30:09Z | - |
dc.date.available | 2025-01-21 | - |
dc.date.available | 2025-01-21T18:30:09Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Admary dos Santos. Ensino de violão para crianças de 9 a 12 anos: Um estudo sobre abordagens e metodologias na Escola de Música do Estado do Maranhão – Lilah Lisboa de Araújo. 2024. 19f. Monografia (Curso de Licenciatura em Música) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2024. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4146 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4146 | - |
dc.description.abstract | This study aims to investigate and understand, through bibliographic research and field research at the Maranhão State Music School - Lilah Lisboa de Araújo, which approaches and methodologies are used by educators to teach guitar to children aged 9 to 12. For this purpose, a qualitative research methodology was used, through a bibliographic review and application of a questionnaire sent to EMEM teachers. The results showed alternatives for better use of guitar teaching for the age group in question, and its contributions to the musical development of children. It was concluded that a methodology is needed that stimulates children, is in accordance with their age group and technical level and is compatible with their performance | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Violão | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Escola de Música do Estado do Maranhão - Lilah Lisboa de Araújo | pt_BR |
dc.subject | Abordagens e metodologias no ensino de violão para crianças de 9 a 12 anos | pt_BR |
dc.subject | Guitar | pt_BR |
dc.subject | Children | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Methodology | pt_BR |
dc.subject | Maranhão State Music School - Lilah Lisboa de Araújo | pt_BR |
dc.subject | Approaches and methodologies in teaching guitar to children aged 9 to 12 | pt_BR |
dc.title | Ensino de violão para crianças de 9 a 12 anos: Um estudo sobre abordagens e metodologias na Escola de Música do Estado do Maranhão – Lilah Lisboa de Araújo | pt_BR |
dc.title.alternative | Guitar teaching for children aged 9 to 12: A study on approaches and methodologies at the Maranhão State Music School – Lilah Lisboa de Araújo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Costa, José Roberto Froes da | - |
dc.contributor.advisor1ID | FROES, Roberto;COSTA, José Roberto Froes da | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8205392201314000 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, José Roberto Froes da | - |
dc.contributor.referee1ID | FROES, Roberto;COSTA, José Roberto Froes da | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8205392201314000 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Gouveia Neto, João Costa | - |
dc.contributor.referee2ID | GOUVEIA NETO, J. C.;GOUVEIA NETO, JOÃO COSTA;Gouveia, João Costa | pt_BR |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-7202-7198 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2535403776204569 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Castro, Ciro de | - |
dc.contributor.referee3ID | CASTRO, Ciro;CASTRO, Ciro de | pt_BR |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0001-8163-5187 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1980627790311068 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho objetiva investigar e conhecer, através de pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo na Escola de Música do Estado do Maranhão - Lilah Lisboa de Araújo, quais abordagens e metodologias utilizadas por educadores para o ensino de violão para crianças de 9 a 12 anos. Para isto, utilizou-se como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa, através de revisão bibliográfica e aplicação de questionário enviado aos professores da EMEM. Os resultados mostraram alternativas para um melhor aproveitamento do ensino de violão para a faixa etária em questão, e suas contribuições no desenvolvimento musical das crianças. Concluiu se que se faz necessário uma metodologia que estimulem as crianças, estando de acordo com sua faixa etária e seu nível técnico e sendo compatível à sua realização | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Caxias | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Música; Ensino-aprendizagem | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - ADMARY DOS SANTOS SILVA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2024.pdf | PDFA | 141.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.