Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4126
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Rosinete Santos da Conceição-
dc.date.accessioned2025-01-17T17:57:45Z-
dc.date.available2025-01-17-
dc.date.available2025-01-17T17:57:45Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSOUSA, Rosinete Santos da Conceição. Desafios e possibilidade na aplicabilidade da literatura afro-brasileira: proposta desenvolvida no 1º Ano do Ensino Médio Caic. 2017. 60f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Campus de Itapecuru-Mirim, Universidade Estadual do Maranhão, Itapecuru-Mirim - MA, 2017. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4126pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4126-
dc.description.abstractIn reporting the process of the black in the construction of Brazilian society, his importance was also noticed in literature, because his collaborations served to understand his identity, culture and customs. The black went through many humiliations until he could enjoy the freedom he had by right which in fact led to the creation of struggles, movements and revolts. With the end of slavery and the passage of time, Brazilian society grew up in a world of diversity and cultures, where the black was responsible for generating the country's wealth through his hands. Prejudice and racism is something very old from the aftermath of the slavery period. During this time blacks had no time and no voice, and they were forced to work long hours, but society was modified until finally the end of slavery and black people were able to enjoy the liberty that had been stolen from them. However, the enslavement period was marked by poems, poetry, and literary works of Afro-descendant authors who were born free, in which they sought to express through the texts their critical eye on the society of the time. Based on this study, it was noticed that young people of the 21st century, especially high school students, do not have any knowledge of Afro-Brazilian literary works, even though there is a law that obliges the teaching of the subject in public and private schools. Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNegropt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectEscravospt_BR
dc.subjectObras Literáriaspt_BR
dc.subjectDiáspora Africanapt_BR
dc.subjectAutores Afro-Descendentespt_BR
dc.subjectCruz e Sousapt_BR
dc.subjectLuís Gamapt_BR
dc.subjectGonçalves Diaspt_BR
dc.subjectMaria Firminopt_BR
dc.subjectBlackpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectSocietypt_BR
dc.subjectSlavespt_BR
dc.subjectLiterary Workspt_BR
dc.subjectAfrican Diasporapt_BR
dc.subjectAuthors of African Descentpt_BR
dc.titleDesafios e possibilidade na aplicabilidade da literatura afro-brasileira: proposta desenvolvida no 1º Ano do Ensino Médio Caicpt_BR
dc.title.alternativeChallenges and possibilities in the applicability of Afro-Brazilian literature: proposal developed in the 1st year of High School Caicpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSOUSA, R. S. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Katiana Oliveira dos-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, K. Opt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8000535228494899pt_BR
dc.contributor.referee1Cardoso, Maurílio Barros-
dc.contributor.referee1IDCARDOSO, M. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Jarlisson Sebastião Araújo da-
dc.contributor.referee2IDSILVA, J. S. A.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6043598784134884pt_BR
dc.description.resumoAo relatar o processo do negro na construção da sociedade brasileira, percebeu-se sua importância também na literatura, pois, suas colaborações serviram para a compreensão de sua identidade, cultura e costumes. O negro passou por muitas humilhações até poder usufruir da liberdade que possuía por direito o que, de fato levou a criação de lutas, movimentos e revoltas. Com o fim da escravidão e o passar do tempo, a sociedade brasileira cresceu em um mundo de diversidade e várias culturas, onde o negro foi o grande responsável pela geração de riqueza do país através de suas mãos. O preconceito e o racismo é algo bem antigo proveniente das consequência do período escravagista. Durante essa época os negros não possuíam vez e nem voz, sendo obrigados a longas jornadas exaustivas de trabalho, porém a sociedade foi se modificando até finalmente chegar ao fim da escravidão e o negro poder usufruir da liberdade que lhes foi roubada. Contudo, o período escravagista ficou marcado por poemas, poesias, obras literárias de autores afrodescendentes que nasceram livres, na qual buscaram expressar através dos textos seu olhar critico sobre a sociedade da época. Com base nesse estudo percebeu-se que os jovens do século XXI, especialmente os alunos do ensino médio não possuem nenhum tipo de conhecimento sobre obras literárias de afrobrasileiros, mesmo que exista lei que obrigue o ensino do tema nas escolas públicas e particulares do Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itapecuru – Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura Brasileirapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.