Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4123
Título: | Desafios e possibilidades de leitura e escrita: o gênero fábula como estratégia de leitura e escrita no 6° Ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Gonçalves Dias |
Título(s) alternativo(s): | Challenges and possibilities of reading and writing: the fable genre as a reading and writing strategy in the 6th year of Elementary School at Escola Municipal Gonçalves Dias |
Autor(es): | Almeida, Maria de Nazaré Silva |
Orientador: | Muniz, Maria da Conceição Aparecida Nogueira da Cruz |
Data do documento: | 2017 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A presente proposta contribuiu com o processo de leitura e escrita por meio do gênero textual fábula, onde foram desenvolvidas atividades lúdicas e diferenciadas com educandos do 6° ano da Escola Municipal Gonçalves Dias, com a mediação do professor e colaboradores da escola. Apresenta conceitos teórico-metodológicos de vários autores, acerca da construção do saber e da formação leitora e escrita dos alunos. Para ensinar a ler e escrever, é preciso que haja estratégias inovadoras e também aguçamento do cognitivo do ser humano, e para isso ele precisa de intermediários, ou seja, alguém que auxilie nesse processo. Há uma necessidade do aluno primeiramente decodificar letras, palavras e gravuras, e as fábulas, são textos que facilitam o processo ensino-aprendizagem. O projeto aplicado foi baseado a partir de pesquisas, observações e referências bibliográficas, e apresentou como resultado a importância da reformulação das estratégias que facilitam a vida escolar dos alunos, colaborando com as práticas de leitura e escrita, valorizando a língua portuguesa e a descoberta desta língua como prática social e educacional. O principal objetivo foi estimular o prazer da leitura e da escrita através do gênero textual fábula, por apresentarem temas que levam os indivíduos a fazerem reflexões importantes sobre o dia a dia. |
Resumo: | The present proposal contributed to the process of reading and writing through the fable textual genre, where playful and differentiated activities were developed with 6th grade students of the Municipal School Gonçalves Dias, with the mediation of the teacher and school staff. It presents theoretical-methodological concepts of several authors, about the construction of the knowledge and the reading and writing formation of the students. To teach reading and writing, there must be innovative strategies and also sharpen the cognitive of the human being, and for this he needs intermediaries, that is, someone who helps in this process. There is a need for the student to first decode letters, words and pictures, and the fables are texts that facilitate the teaching-learning process. The applied project was based on researches, observations and bibliographical references, and presented as a result the importance of the reformulation of the strategies that facilitate the school life of students, collaborating with reading and writing practices, valuing the Portuguese language and the discovery of this language as a social and educational practice. The main objective was to stimulate the pleasure of reading and writing through the textual genre fable, by presenting themes that lead individuals to make important reflections about the day to day. |
Palavras-chave: | Leitura Escrita Metodologia Estratégia Fábula Conhecimento Desafios Possibilidades Gênero Textual Proposta Pedagógica Reading Writing Methodology Strategy Fable Knowledge Challenges Possibilities Textual Genre Pedagogical Proposal |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - MARIA DE NAZARÉ SILVA ALMEIDA - LICENCIATURA LETRAS L. PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - UEMA CAMPOS ITAPECURU 2017.pdf | PDF-A | 220.47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.