Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4080
Título: A brinquedoteca como contexto de desenvolvimento integral de crianças da educação infantil
Título(s) alternativo(s): The toy library as a context for the integral development of children in early childhood education
Autor(es): Galvão, Sandra Bandeira
Orientador: Costa, Maria Lourdene Paula
Membro da Banca: Costa, Maria Lourdene Paula
Membro da Banca: Martins, Elizangela Fernandes
Membro da Banca: Sousa, Domitilia Lopes de
Data do documento: 2022-07-28
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A presente pesquisa tratou-se de tecer uma abordagem sobre a brinquedoteca como instrumento de desenvolvimento infantil. Tendo como objetivo geral, analisar a importância da brinquedoteca no desenvolvimento integral de crianças da educação infantil. Já os objetivos específicos são: caracterizar a importância do uso da brinquedoteca na Educação Infantil, refletir sobre a importância do registro do brincar infantil, e identificar a forma em que o lúdico é abordado pelas profissionais da instituição. Na pesquisa, é traçado um breve histórico sobre a brinquedoteca desde seu surgimento, além de sua importância. A partir disso o mesmo buscou-se evidenciar a necessidade de se ter presente uma brinquedoteca nas instituições de Educação Infantil, uma vez que a sociedade vem se modificando cada vez mais. A falta de uma brinquedoteca traz graves consequências para o brincar da criança, visto que, falta tempo e disposição dos pais, sujeitos que poderiam realizar esse brincar. Metodologicamente, se tem uma pesquisa de cunho qualitativo, em que foi realizado um levantamento bibliográfico a partir de livros, artigos e documentos que discutiram teoricamente a temática a partir das ideias de Andrade (2010), Cunha (1994), Kishimoto (2011), Leontiev (2001), Rau (2013), entre outros. Ademais, foi realizada uma pesquisa de campo em uma instituição de Educação Infantil, onde foi realizadas observações entre as turmas e entrevista com 3 professoras. Com os dados percebeu-se a percepção das professoras sobre a brinquedoteca, além de discussões sobre o lúdico e o brincar na Educação Infantil
Resumo: This research aimed to discuss the toy library as an instrument for child development. The general objective was to analyze the importance of the toy library in the integral development of children in early childhood education. The specific objectives were: to characterize the importance of using the toy library in early childhood education, to reflect on the importance of recording children's play, and to identify the way in which play is approached by professionals in the institution. The research provides a brief history of the toy library since its inception, as well as its importance. Based on this, it sought to highlight the need to have a toy library in early childhood education institutions, since society has been changing more and more. The lack of a toy library has serious consequences for children's play, since parents, who could carry out this play, lack the time and willingness. Methodologically, this is a qualitative research, in which a bibliographical survey was carried out from books, articles and documents that theoretically discussed the theme based on the ideas of Andrade (2010), Cunha (1994), Kishimoto (2011), Leontiev (2001), Rau (2013), among others. In addition, a field research was carried out in an Early Childhood Education institution, where observations were made among the classes and interviews with three teachers were conducted. With the data, the teachers' perception of the toy library was perceived, in addition to discussions about play and play in Early Childhood Education
Palavras-chave: Brinquedoteca
Lúdico
Desenvolvimento Infantil
Papel do mediador
Contribuições da brinquedoteca no desenvolvimento integral de crianças da Educação Infantil
Toy Library
Playful
Child Development
Role of the mediator
Contributions of the toy library to the integral development of children in Early Childhood Education
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Caxias UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - SANDRA BANDEIRA GALVÃO - CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAXIAS UEMA 2022.pdfPDFA276.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.