Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4080
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGalvão, Sandra Bandeira-
dc.date.accessioned2025-01-13T18:00:58Z-
dc.date.available2025-01-13-
dc.date.available2025-01-13T18:00:58Z-
dc.date.issued2022-07-28-
dc.identifier.citationGALVÂO, Sandra Bandeira. A brinquedoteca como contexto de desenvolvimento integral de crianças da educação infantil. 2022. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Caxias, Universidade Estadual do Maranhão, Caxias - MA, 2022. Disponível em:pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4080-
dc.description.abstractThis research aimed to discuss the toy library as an instrument for child development. The general objective was to analyze the importance of the toy library in the integral development of children in early childhood education. The specific objectives were: to characterize the importance of using the toy library in early childhood education, to reflect on the importance of recording children's play, and to identify the way in which play is approached by professionals in the institution. The research provides a brief history of the toy library since its inception, as well as its importance. Based on this, it sought to highlight the need to have a toy library in early childhood education institutions, since society has been changing more and more. The lack of a toy library has serious consequences for children's play, since parents, who could carry out this play, lack the time and willingness. Methodologically, this is a qualitative research, in which a bibliographical survey was carried out from books, articles and documents that theoretically discussed the theme based on the ideas of Andrade (2010), Cunha (1994), Kishimoto (2011), Leontiev (2001), Rau (2013), among others. In addition, a field research was carried out in an Early Childhood Education institution, where observations were made among the classes and interviews with three teachers were conducted. With the data, the teachers' perception of the toy library was perceived, in addition to discussions about play and play in Early Childhood Educationpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrinquedotecapt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.subjectPapel do mediadorpt_BR
dc.subjectContribuições da brinquedoteca no desenvolvimento integral de crianças da Educação Infantilpt_BR
dc.subjectToy Librarypt_BR
dc.subjectPlayfulpt_BR
dc.subjectChild Developmentpt_BR
dc.subjectRole of the mediatorpt_BR
dc.subjectContributions of the toy library to the integral development of children in Early Childhood Educationpt_BR
dc.titleA brinquedoteca como contexto de desenvolvimento integral de crianças da educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe toy library as a context for the integral development of children in early childhood educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDGALVÃO, S. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6443202566025135pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Maria Lourdene Paula-
dc.contributor.advisor1IDCOSTA, Maria Lourdene Paula;COSTA, MARIA LOURDENE PAULApt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0599843301988368pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Maria Lourdene Paula-
dc.contributor.referee1IDCOSTA, Maria Lourdene Paula;COSTA, MARIA LOURDENE PAULApt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0599843301988368pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Elizangela Fernandes-
dc.contributor.referee2IDMARTINS, E. F.;MARTINS, ELIZANGELA FERNANDESpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0888691138460356pt_BR
dc.contributor.referee3Sousa, Domitilia Lopes de-
dc.contributor.referee3IDSOUSA, D. L.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6407287065302473pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tratou-se de tecer uma abordagem sobre a brinquedoteca como instrumento de desenvolvimento infantil. Tendo como objetivo geral, analisar a importância da brinquedoteca no desenvolvimento integral de crianças da educação infantil. Já os objetivos específicos são: caracterizar a importância do uso da brinquedoteca na Educação Infantil, refletir sobre a importância do registro do brincar infantil, e identificar a forma em que o lúdico é abordado pelas profissionais da instituição. Na pesquisa, é traçado um breve histórico sobre a brinquedoteca desde seu surgimento, além de sua importância. A partir disso o mesmo buscou-se evidenciar a necessidade de se ter presente uma brinquedoteca nas instituições de Educação Infantil, uma vez que a sociedade vem se modificando cada vez mais. A falta de uma brinquedoteca traz graves consequências para o brincar da criança, visto que, falta tempo e disposição dos pais, sujeitos que poderiam realizar esse brincar. Metodologicamente, se tem uma pesquisa de cunho qualitativo, em que foi realizado um levantamento bibliográfico a partir de livros, artigos e documentos que discutiram teoricamente a temática a partir das ideias de Andrade (2010), Cunha (1994), Kishimoto (2011), Leontiev (2001), Rau (2013), entre outros. Ademais, foi realizada uma pesquisa de campo em uma instituição de Educação Infantil, onde foi realizadas observações entre as turmas e entrevista com 3 professoras. Com os dados percebeu-se a percepção das professoras sobre a brinquedoteca, além de discussões sobre o lúdico e o brincar na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caxiaspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Caxias UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - SANDRA BANDEIRA GALVÃO - CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAXIAS UEMA 2022.pdfPDFA276.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.