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Título: Anteprojeto de uma edificação para abrigar a Feira Livre dos Vinhais
Título(s) alternativo(s): Preliminary design of a building to house the Vinhais Open Air Market
Autor(es): Possamai, Barbara Wegener
Orientador: Fonseca Neto, Hermes da
Membro da Banca: Braga, Ingrid Gomes
Membro da Banca: Santos Filho, Marcus Gusmão Ferreira
Data do documento: 2012
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A Feira Livre do Vinhais é um canal de comercialização dinâmico e democrático que acontece em um local público, localizado em um bairro de classe média/alta estratégico de São Luís/MA, caracterizada pela possibilidade de interação entre comerciante e clientes, permitindo que haja interferência na escolha dos produtos de maior qualidade, com oportunidade de barganha de preço. Em um só lugar, encontram-se vários produtos, com preços variados, pessoas com necessidades distintas e com perfil econômico e social diverso. Apesar da economia clássica e contemporânea caracterizada pela lei da oferta e procura e das vantagens que um supermercado possui, como comodidade e facilidade de pagamento, a feira do Vinhais ainda é muito freqüentada porque muitos relacionamentos de clientesfornecedores se baseiam em confiança e profissionalismo. O serviço de atendimento personalizado é uma vantagem competitiva que, dificilmente, os grandes centros comerciais podem oferecer. Contudo, ela possui sérios problemas de falta de infraestrutura e mobilidade. O presente trabalho tem como objetivo a proposta de um anteprojeto que abrigue a Feira Livre do Vinhais em uma edificação e forneça o apoio necessário ao seu funcionamento, valorizando o seu entorno e garantindo a qualidade nas relações comerciais e sociais, reforçando o vínculo existente entre mercado e espaço urbano. Desse modo, o ato de “Fazer a Feira” se torna mais agradável com eficiência, praticidade, acessibilidade, conforto e segurança garantidos.
Resumo: The Vinhais’ Street Market is a democratic and dynamic trading channel that happens in a public place, located in a strategic neighborhood of middle/upper class in São Luís/MA, characterized by the possibility of interaction between merchant and customer, allowing interference in the choice of higher quality products, with opportunity for bargain price. In just one place, there are several products with varying prices, people with different needs and different economic and social profiles. Despite the classic and contemporary economy characterized by the law of supply and demand and the advantages of a supermarket, like convenience and ease way of payment, the VInhais’ Street Market is still much frequented, because many customer-supplier relationships are based on trust and professionalism. The personalized service is a competitive advantage that, hardly, the big stores can offer. However, it has serious problems of lack of infrastructure and mobility. The present work aims at proposing a project that houses the Street Market into a building and provide the necessary support for its functioning, enhancing their surroundings and ensuring quality in commercial and social relations, strengthening the link between market and urban space. Thus, the act of "Make the Street Market" becomes more enjoyable with efficiency, convenience, accessibility, comfort and safety guaranteed.
Palavras-chave: Anteprojeto arquitetonico - feira livre
Feira Livre dos Vinhais
História das feiras livres
Mercado Municipal de Florianópolis
Mercado Municipal de São Paulo
Architectural draft - street market
Vinhais Street Market
History of street markets
Florianópolis Municipal Market
São Paulo Municipal Market
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo CCT - Monografias

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