Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4060
Título: | Contribuições da obra de Guacira Lopes Louro para pensar a educação sexual como categoria de formação docente |
Título(s) alternativo(s): | Contributions of the work of Guacira Lopes Louro to thinking about sexual education as a category of teacher training |
Autor(es): | Barros, Alexsandra Gomes |
Orientador: | Silva, Jackson Ronie Sá da |
Membro da Banca: | Martins, Ana Patrícia Sá |
Membro da Banca: | Souza, Jane Felipe de |
Data do documento: | 2023-02-28 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A abordagem qualitativa orienta a pesquisa documental e bibliográfica da presente dissertação, permitindo a análise do discurso de Guacira Lopes Louro sobre a Educação Sexual como categoria de formação docente. Os pressupostos teóricos da pesquisa abrangem as classes pós- modernidade, pós-crítica em educação, pós-estruturalista foucaultiana, dos estudos culturais em educação e pensamento queer. Fizemos o levantamento de dados documentais a partir de artigos, capítulos de livros e livros de autoria de Guacira Lopes Louro, além de entrevistas e palestras concedidas por ela. Também consideramos algumas bases normativas que estruturam a educação brasileira, com destaque na formação inicial e continuada de docentes, tendo como foco a educação sexual como categoria. Quanto ao levantamento de dados bibliográficos, compilamos a partir de publicações (artigos, capítulos de livros e livros) de autoras/es que escrevem a partir de Guacira Lopes Louro. A analítica foucaultiana da pesquisa tem centralidade nas categorias dispositivo, discurso, prática discursiva, condição de produção e modos de subjetivação. Guacira Lopes Louro não só considera como de fundamental importância que a categoria Educação Sexual seja parte orgânica do currículo de formação inicial docente, como também entende que os processos de formação continuada devem assumir o tema, dadas as demandas que são pronunciadas na própria escola, sendo uma questão de relevância histórica, social, cultural, política e acadêmica, em particular ao considerarmos os atuais delineamentos e “silêncios” das políticas educacionais brasileiras sobre a categoria Educação Sexual. O “silêncio” se torna ainda mais perverso quando é considerada a dimensão cultural, haja vista desconfiar da naturalização/biologização da sexualidade hétero. É centralidade da pesquisa a Formação de Professoras/es para o trabalho com Educação Sexual. Assim é que biografamos Guacira Lopes Louro e dissertamos sobre a Educação Sexual e a Formação de Professoras/es no campo da Educação Sexual. O Produto Técnico-Tecnológico (PTT) é uma proposta pedagógica de formação docente, que, a partir de problematizações, através do cinequeer, confere pistas para o trabalho com a categoria Educação Sexual em um viés pós-crítico, pois entendemos que o dispositivo da pedagogia da sexualidade heteronormativa e normalizadora, através de suas operações, produz assujeitamentos violentos, aviltantes e sistemáticos para realizar o apagamento e a subalternização das sexualidades qualificadas como abjetas, periféricas ou anormais. A educação problematizadora, com disposição queer, sinaliza possibilidades para a educação e a Educação Sexual em uma perspectiva de cidadania |
Resumo: | The qualitative approach guides the documentary and bibliographical research of this dissertation, allowing the analysis of Guacira Lopes Louro's discourse on Sexual Education as a category of teacher training. The theoretical assumptions of the research cover the classes of post-modernity, post-criticism in education, Foucauldian post-structuralism, cultural studies in education and queer thinking. We collected documentary data from articles, book chapters and books authored by Guacira Lopes Louro, in addition to interviews and lectures given by her. We also consider some normative bases that structure Brazilian education, with emphasis on the initial and continued training of teachers, focusing on sex education as a category. As for the survey of bibliographic data, we compiled it from publications (articles, book chapters and books) by authors who write from Guacira Lopes Louro. The Foucauldian analysis of the research is central to the categories device, discourse, discursive practice, condition of production and modes of subjectivation. Guacira Lopes Louro not only considers it of fundamental importance that the category Sexual Education be an organic part of the initial teacher training curriculum, but also understands that the continuing education processes must take on the theme, given the demands that are pronounced in the school itself, being a question of historical, social, cultural, political and academic relevance, in particular when considering the current outlines and “silences” of Brazilian educational policies on the Sexual Education category. The “silence” becomes even more perverse when the cultural dimension is considered, given the distrust of the naturalization/biologization of straight sexuality. The centrality of the research is the Training of Teachers to work with Sexual Education. This is how we biograph Guacira Lopes Louro and talk about Sexual Education and Teacher Training in the field of Sexual Education. The Technical-Technological Product (PTT) is a pedagogical proposal for teacher training, which, based on problematizations, through cinequeer, provides clues for working with the Sexual Education category in a post-critical bias, as we understand that the heteronormative sexuality pedagogy device and normalizing, through its operations, produces violent, demeaning and systematic subjection to carry out the erasure and subalternization of sexualities qualified as abject, peripheral or abnormal. Problematizing education, with a queer disposition, signals possibilities for education and Sex Education from a citizenship perspectiv |
Palavras-chave: | Guacira Lopes Louro Educação sexual Formação docente Pensamento queer Formação continuada Sexualidade hétero Teacher training Continuing training Sex education Queer thinking Straight sexuality |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALEXSANDRA GOMES BARROS - PPGE - UEMA 2023.pdf | PDF A | 3.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.