Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4049
Título: Lendo e escrevendo na biblioteca escolar: narrativas de uma experiência de extensão do curso de pedagogia do CESC/UEMA
Título(s) alternativo(s): Reading and writing in the school library: narratives of an extension experience of the CESC/UEMA pedagogy course
Autor(es): Santos, Maria José Teixeira dos
Orientador: Nascimento, Franc-Lane Sousa Carvalho do
Membro da Banca: Nascimento, Franc-Lane Sousa Carvalho do
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este estudo tem como tema: lendo e escrevendo na biblioteca escolar: narrativas de uma experiência de extensão do curso de pedagogia do CESC/UEMA, apresentando o objetivo de compreender a leitura e a escrita na biblioteca escolar como dimensão que ajuda no desenvolvimento e intermediação do conhecimento com os objetivos específicos visando, a) discutir a importância e a contribuição da literatura infanto juvenil para estudantes de 4º a 5º ano do Ensino Fundamental; b) refletir as metodologias de leitura e escrita junto aos estudantes com mais dificuldades de aprendizagem; c) destacar sobre as contribuição rodas de leituras/escrita na biblioteca escolar como intermediação do conhecimento socialmente elaborado. Com isso nos questiona-se: de que forma a leitura e a escrita no contexto da biblioteca escolar podem intermediar na construção do conhecimento mais elaborado?.Trata-se de uma pesquisa com caráter descritivo com abordagem qualitativa, com metodologia categorizada tendo como procedimento a pesquisa de campo que foi desenvolvida numa escola pública no município de Caxias – MA. Foi utilizado um questionário como instrumento de pesquisa para coleta de dados.O estudo respaldou-se em autores como: Aranha (2016), Gramsci (1982),Fragoso (2005), Freire (2005), Martins (2011), Saviani (2007).Diante das analises das respostas a biblioteca escolar é suficientemente ampla para permitir que toda a comunidade escolar tenha acesso contínuo e ininterrupto a todo o tipo de informação e acesso a diversos recursos educativos e literários de forma a contribuir ativamente para a formação da integração
Resumo: This study has as its theme: reading and writing in the school library: narratives of an extension experience of the pedagogy course at CESC/UEMA, presenting the objective of understanding reading and writing in the school library as a dimension that helps in the development and intermediation of knowledge with specific objectives aiming to, a) discuss the importance and contribution of children's and young adult literature for students in the 4th to 5th grade of Elementary School; b) reflect on reading and writing methodologies with students with greater learning difficulties; c) highlight the contribution of reading/writing circles in the school library as intermediation of socially elaborated knowledge. With this, we ask ourselves: in what way can reading and writing in the context of the school library mediate in the construction of more elaborate knowledge? This is a descriptive research with a qualitative approach, with a categorized methodology having as a procedure the field research that was developed in a public school in the city of Caxias - MA. A questionnaire was used as a research instrument for data collection. The study was supported by authors such as: Aranha (2016), Gramsci (1982), Fragoso (2005), Freire (2005), Martins (2011), Saviani (2007). Given the analysis of the responses, the school library is sufficiently large to allow the entire school community to have continuous and uninterrupted access to all types of information and access to various educational and literary resources in order to actively contribute to the formation of integration
Palavras-chave: Biblioteca escolar
Lendo e escrevendo
Projeto de extensão
Alunos da extensão universitária como mediadores dos processos de leitura e escrita
A importância da Leitura e da Escrita no atual contexto social
Processo de produção da leitura na perspectiva Histórico-Crítica
School library
Reading and writing
Extension project
University extension students as mediators of the reading and writing processes
The importance of reading and writing in the current social context
Reading production process from a historical-critical perspective
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Caxias UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - MARIA JOSÉ TEIXEIRA DOS SANTOS - CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAXIAS UEMA 2022.pdfPDFA252.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.