Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4049
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Maria José Teixeira dos-
dc.date.accessioned2025-01-08T17:53:29Z-
dc.date.available2025-01-08-
dc.date.available2025-01-08T17:53:29Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria José Teixeira dos. Lendo e escrevendo na biblioteca escolar: narrativas de uma experiência de extensão do curso de pedagogia do CESC/UEMA. 2022. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Caxias, Universidade Estadual do Maranhão, Caxias - MA, 2022. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4049pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4049-
dc.description.abstractThis study has as its theme: reading and writing in the school library: narratives of an extension experience of the pedagogy course at CESC/UEMA, presenting the objective of understanding reading and writing in the school library as a dimension that helps in the development and intermediation of knowledge with specific objectives aiming to, a) discuss the importance and contribution of children's and young adult literature for students in the 4th to 5th grade of Elementary School; b) reflect on reading and writing methodologies with students with greater learning difficulties; c) highlight the contribution of reading/writing circles in the school library as intermediation of socially elaborated knowledge. With this, we ask ourselves: in what way can reading and writing in the context of the school library mediate in the construction of more elaborate knowledge? This is a descriptive research with a qualitative approach, with a categorized methodology having as a procedure the field research that was developed in a public school in the city of Caxias - MA. A questionnaire was used as a research instrument for data collection. The study was supported by authors such as: Aranha (2016), Gramsci (1982), Fragoso (2005), Freire (2005), Martins (2011), Saviani (2007). Given the analysis of the responses, the school library is sufficiently large to allow the entire school community to have continuous and uninterrupted access to all types of information and access to various educational and literary resources in order to actively contribute to the formation of integrationpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectLendo e escrevendopt_BR
dc.subjectProjeto de extensãopt_BR
dc.subjectAlunos da extensão universitária como mediadores dos processos de leitura e escritapt_BR
dc.subjectA importância da Leitura e da Escrita no atual contexto socialpt_BR
dc.subjectProcesso de produção da leitura na perspectiva Histórico-Críticapt_BR
dc.subjectSchool librarypt_BR
dc.subjectReading and writingpt_BR
dc.subjectExtension projectpt_BR
dc.subjectUniversity extension students as mediators of the reading and writing processespt_BR
dc.subjectThe importance of reading and writing in the current social contextpt_BR
dc.subjectReading production process from a historical-critical perspectivept_BR
dc.titleLendo e escrevendo na biblioteca escolar: narrativas de uma experiência de extensão do curso de pedagogia do CESC/UEMApt_BR
dc.title.alternativeReading and writing in the school library: narratives of an extension experience of the CESC/UEMA pedagogy coursept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSANTOS, M. J. T.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9203948673177866pt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Franc-Lane Sousa Carvalho do-
dc.contributor.advisor1IDNASCIMENTO, F. S. C.;Franc-lane sousa Carvalho do Nascimento;SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO, FRANC-LANE;NASCIMENTO, Franc-Lane Sousa Carvalho Do;Do Nascimento, Franc-Lane Sousa Carvalho do;DO NASCIMENTO, FRANC-LANE SOUSA CARVALHOpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0959562416041369pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Franc-Lane Sousa Carvalho do-
dc.contributor.referee1IDNASCIMENTO, F. S. C.;Franc-lane sousa Carvalho do Nascimento;SOUSA CARVALHO DO NASCIMENTO, FRANC-LANE;NASCIMENTO, Franc-Lane Sousa Carvalho Do;Do Nascimento, Franc-Lane Sousa Carvalho do;DO NASCIMENTO, FRANC-LANE SOUSA CARVALHOpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0959562416041369pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como tema: lendo e escrevendo na biblioteca escolar: narrativas de uma experiência de extensão do curso de pedagogia do CESC/UEMA, apresentando o objetivo de compreender a leitura e a escrita na biblioteca escolar como dimensão que ajuda no desenvolvimento e intermediação do conhecimento com os objetivos específicos visando, a) discutir a importância e a contribuição da literatura infanto juvenil para estudantes de 4º a 5º ano do Ensino Fundamental; b) refletir as metodologias de leitura e escrita junto aos estudantes com mais dificuldades de aprendizagem; c) destacar sobre as contribuição rodas de leituras/escrita na biblioteca escolar como intermediação do conhecimento socialmente elaborado. Com isso nos questiona-se: de que forma a leitura e a escrita no contexto da biblioteca escolar podem intermediar na construção do conhecimento mais elaborado?.Trata-se de uma pesquisa com caráter descritivo com abordagem qualitativa, com metodologia categorizada tendo como procedimento a pesquisa de campo que foi desenvolvida numa escola pública no município de Caxias – MA. Foi utilizado um questionário como instrumento de pesquisa para coleta de dados.O estudo respaldou-se em autores como: Aranha (2016), Gramsci (1982),Fragoso (2005), Freire (2005), Martins (2011), Saviani (2007).Diante das analises das respostas a biblioteca escolar é suficientemente ampla para permitir que toda a comunidade escolar tenha acesso contínuo e ininterrupto a todo o tipo de informação e acesso a diversos recursos educativos e literários de forma a contribuir ativamente para a formação da integraçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caxiaspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Caxias UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - MARIA JOSÉ TEIXEIRA DOS SANTOS - CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAXIAS UEMA 2022.pdfPDFA252.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.