Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4047
Título: | O fenômeno bullying nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo com Professores em escolas da rede pública na cidade de Caxias - MA |
Título(s) alternativo(s): | The phenomenon of bullying in the early years of elementary school: a study with Teachers in public schools in the city of Caxias - MA |
Autor(es): | Santos, Lorenna Karine Martins |
Orientador: | Silva, Ellery Henrique Barros da |
Membro da Banca: | Silva, Ellery Henrique Barros da |
Membro da Banca: | Gonçalves, Francisca Tatiana Dourado |
Membro da Banca: | Lima Neto, Alexandre Moura |
Data do documento: | 2022-07-27 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este trabalho tem por finalidade fazer um levantamento de um estudo sobre o fenômeno bullying com Professores em duas escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública, na cidade de Caxias – MA. Com o intuito de responder ao seguinte problema de pesquisa: “Qual a percepção dos Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o fenômeno bullying em duas escolas da rede pública no município de Caxias – MA?” Com o objetivo geral de: “Investigar a percepção dos Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre o fenômeno bullying em duas escolas da rede pública no município de Caxias – MA.” Traçados por estes objetivos específicos: “Conhecer sobre o fenômeno bullying na perspectiva dos Professores; Verificar a percepção dos Professores sobre o fenômeno bullying nos anos iniciais do Ensino Fundamental; Identificar as principais estratégias utilizadas pelos docentes na intervenção do fenômeno bullying em escolas da rede pública no município de Caxias – MA.” O procedimento metodológico utilizado primeiramente para um levamento teórico sobre o tema, foi a pesquisa bibliográfica, utilizando autores como Fante (2005), Lopes Neto (2005), Charlot (2002), Silva e Borges (2018), Ristum (2010) e Alves (2019). A pesquisa de campo também se faz presente nesse trabalho, em uma forma descritiva, utilizando o método indutivo e com uma abordagem qualitativa. Como instrumento e procedimento para coleta de dados foi usado um questionário aberto com 8 (oito) questões, elaborado por meio do aplicativo Google Forms, com o intuito de fazer a análise de conteúdo, da compreensão das falas dos sujeitos, pautados em uma descrição minuciosa de todo o conteúdo proposto. Em conclusão, no decorrer de toda a pesquisa, pôde ser mostrado o tamanho da importância do papel do Professor no combate ao bullying, pois ele é o líder da sala, exemplo para a turma e mediador de conhecimentos, sua percepção acerca do fenômeno e sua habilidade para resolver conflitos, para tornar assim, a escola um ambiente saudável, produtivo e com bom rendimento, pois o bullying é uma adversidade que afeta a vida do aluno a longo prazo |
Resumo: | This work aims to survey a study on the phenomenon of bullying with teachers in two schools of the initial years of elementary education in the public network, in the city of Caxias - MA. With the aim of answering the following research problem: "What is the perception of teachers of the initial years of elementary education about the phenomenon of bullying in two schools of the public network in the city of Caxias - MA?" With the general objective of: "Investigating the perception of teachers of the initial years of elementary education about the phenomenon of bullying in two schools of the public network in the city of Caxias - MA." Outlined by these specific objectives: "Learn about the phenomenon of bullying from the perspective of teachers; Verify the perception of teachers about the phenomenon of bullying in the initial years of elementary education; Identify the main strategies used by teachers in the intervention of the phenomenon of bullying in public schools in the city of Caxias - MA." The methodological procedure used first for a theoretical survey on the topic was bibliographical research, using authors such as Fante (2005), Lopes Neto (2005), Charlot (2002), Silva and Borges (2018), Ristum (2010) and Alves (2019). Field research is also present in this work, in a descriptive form, using the inductive method and with a qualitative approach. As an instrument and procedure for data collection, an open questionnaire with 8 (eight) questions was used, prepared through the Google Forms application, with the aim of performing content analysis, understanding the subjects' statements, based on a detailed description of all the proposed content. In conclusion, throughout the research, it was possible to demonstrate the importance of the role of the teacher in combating bullying, as he is the leader of the classroom, an example for the class and a mediator of knowledge, his perception of the phenomenon and his ability to resolve conflicts, thus making the school a healthy, productive and high-performing environment, as bullying is an adversity that affects the student's life in the long term |
Palavras-chave: | Violência no âmbito escolar Bullying Ensino Fundamental Escola Professores Variados tipos de bullying Violence in schools Elementary School School Teachers Various types of bullying |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Caxias UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - LORENNA KARINE MARTINS SANTOS - CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAXIAS UEMA 2022.pdf | PDFA | 332.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.