Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4036
Título: | Projeto social batucando a esperança: A pedagogia musical como ponte de transformação |
Título(s) alternativo(s): | Social project drumming hope: Musical pedagogy as a bridge for transformation |
Autor(es): | Santos, Jaqueline |
Orientador: | Costa, José Roberto Froes da |
Membro da Banca: | Costa, José Roberto Froes da |
Membro da Banca: | Castro, Ciro de |
Membro da Banca: | Gouveia Neto, João Costa |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este estudo investiga o impacto do projeto Batucando a Esperança na transformação social por meio da música em contextos comunitários. Dessa forma, o objetivo central é analisar como as práticas do projeto contribuem para a participação ativa, inclusão e empoderamento, promovendo mudanças sociais e fortalecendo os laços comunitários. Adotando uma abordagem qualitativa, o estudo envolve uma revisão bibliográfica com observação direta das práticas pedagógicas. A coleta de dados busca compreender a eficácia das estratégias metodológicas utilizadas. Os resultados destacam a participação ativa e engajamento da comunidade nas atividades musicais, evidenciando a eficácia das práticas pedagógicas. A inclusão é percebida na diversidade de participantes envolvidos. As interpretações consolidam o impacto positivo na autoestima e no senso de comunidade dos participantes. Conclui-se que o projeto Batucando a Esperança desempenha um papel significativo na transformação social, utilizando a música como catalisador. As práticas metodológicas não apenas ensinam música, mas criam uma experiência transformadora, fortalecendo os laços sociais, inspirando mudanças positivas na comunidade contribuindo para a compreensão do potencial da música como agente de transformação social em contextos comunitários |
Resumo: | This study investigates the impact of the Batucando a Esperança project on social transformation through music in community contexts. Thus, the central objective is to analyze how the project’s practices contribute to active participation, inclusion and empowerment, promoting social change and strengthening community ties. Adopting a qualitative approach, the study involves a literature review with direct observation of pedagogical practices. Data collection seeks to understand the effectiveness of the methodological strategies used. The results highlight the active participation and engagement of the community in the musical activities, evidencing the effectiveness of the pedagogical practices. Inclusion is perceived in the diversity of participants involved. The interpretations consolidate the positive impact on the participants’ self-esteem and sense of community. It is concluded that the Batucando a Esperança project plays a significant role in social transformation, using music as a catalyst. Methodological practices not only teach music, but create a transformative experience, strengthening social bonds, inspiring positive changes in the community, and contributing to the understanding of the potential of music as an agent of social transformation in community contexts |
Palavras-chave: | Práticas pedagógicas Transformação social Projeto comunitário Inclusão Projeto Batucando a Esperança Revisão bibliográfica Práticas pedagógicas Social transformation Community project Inclusion Batucando a Esperança project Bibliographic review Pedagogical practices |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - JAQUELINE SANTOS - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2024.pdf | PDFA | 396.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.